Você já ouviu falar em Live Commerce?

Esse recurso de venda on-line cresceu muito na pandemia e se mantém atualmente. Trata-se de uma estratégia de marketing digital, que usa da interação proporcionada pelo streaming de lives para alavancar as vendas. Talvez ao navegar pelas redes sociais você já tenha até participado dessa estratégia de venda ao vivo, e alguns canais de televisão fazem isso há anos, como o Shoptime, por exemplo.

Nesse processo, as pessoas adquirem os produtos que estão sendo expostos, através de uma venda rápida com comunicação clara e sem intermediários, somente entre papeleiro e consumidor.

Humanização nas vendas on-line

A grande vantagem dessa modalidade é a interação entre o vendedor e consumidor, proporcionando um elo próximo, que consequentemente resulta em engajamento e venda.

Uma boa ideia é trabalhar lives de lançamentos de produtos, datas comemorativas e promoções. No decorrer da live tem-se uma visão completa do item, mostrando detalhes e formas de usar, concluindo toda a experiência do produto para o consumidor que está assistindo.

Plataformas Sociais

Instagram e Facebook já possuem ferramentas para ajudar a realizar as lives. Da mesma forma que YouTube e TikTok já têm em sua interface as funções “shopping”.

Como parte da estratégia de marketing digital, muitos varejistas têm investido nas parcerias com influenciadores, que trarão visibilidade maior de público. A premissa é a mesma de toda rede social: atrair a atenção com a produção de conteúdo dos produtos e novidades vendidos na loja, como, por exemplo, postar vídeos testando canetas, lápis de cor, marca-texto, cadernos de disco, materiais artísticos e outros itens que atinjam seu público-alvo.

Organizando sua live

Para que você tenha um live commerce de sucesso, se atente às etapas:

  1. Monte um roteiro do que você vai apresentar;
  2. Estruture um cenário que vai aparecer na câmera, incluindo a iluminação;
  3. Separe os produtos que serão mostrados previamente;
  4. Explique as características e formas de usar o produto;
  5. Verifique a qualidade da internet e se seu site está preparado para receber esses numerosos acessos.

TikTok é mercado promissor

foto: criada por freepik

Se engana quem pensa que é uma rede social só para dancinhas, muito pelo contrário. Por ser tão popular, vem conquistando um público engajado através dos vídeos curtos e de fácil entendimento.

O conteúdo gerado pelas papelarias no TikTok mostra os bastidores da venda. O pedido, a forma de embalar, o pacote recheado de brindes com um cheiro personalizado para a experiência do cliente com a sua marca.

Segundo um levantamento realizado pelo Statista (portal on-line de estatísticas), o Brasil é o segundo país que mais usa TikTok no mundo, ficando atrás apenas da China. Os brasileiros passam em média 5 horas por dia no aplicativo. Isso pontua que a presença brasileira é grande no aplicativo, e que há muito espaço para divulgar seu produto e expandir sua marca.

Visto que muitas lojas ainda estão somente no Facebook e Instagram, seja pioneiro nessa empreitada, faça seu perfil e planeje seus conteúdos.

De acordo com a Wyzowl (especialistas de marketing de vídeo), 96% dos usuários assistem um vídeo de explicação para entender melhor sobre um produto; 84% dizem que se sentem convencidos a comprar um produto após assistir um vídeo da marca, e 66% afirmam que preferem se informar sobre um produto por meio de vídeo antes de comprar.

Esse processo proporciona que o usuário passe mais tempo navegando em sua página, o que pode gerar um aumento do ticket médio da compra. Essa experiência de live commerce, aliada a um checkout no próprio vídeo, elimina os ruídos do processo e incentiva a compra por impulso. Essa é uma potente ferramenta de captação de leads disponíveis no mercado.

Analise sua realidade, e coloque em prática sua estratégia digital. Caso necessário, procure um profissional no início dessa jornada para te ajudar a estruturar seu negócio no mundo digital, para não correr o risco de ficar para trás.

Priscila Chagas

Graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo.

Atuo como Redatora, Assessoria de Imprensa, Produção de Conteúdo para Redes Sociais e Veículos Impressos.

www.priscilachagas.com.br

Conteúdo criado por Sonobe Conteúdo, agência digital dedicada à redação, planejamento e consultoria em redação e marketing de conteúdo. Através de equipe certificada em jornalismo, marketing digital, SEO, roteiro, gestão e empreendedorismo, a Sonobe traz aos leitores e leitoras do Reval Blog novas perspectivas para os seus negócios.