O Pix, sistema de pagamentos instantâneos criado pelo Banco Central, já se tornou a principal forma de pagamento para milhares de brasileiros. Em uso no Brasil desde novembro de 2020, as vantagens do Pix conquistaram também os varejistas.

Até o final de junho de 2021, já existiam mais de 98 milhões de usuários cadastrados no DICT (Diretório de Identificadores de Contas Transacionais) e mais de 743 milhões de transações já haviam sido feitas, de acordo com informações do Banco Central.

Os números não mentem: o Pix chegou para ficar, e se você ainda não adotou o método de pagamento para seu e-commerce, vendas por WhatsApp e delivery, chegou a hora de disponibilizar esta vantagem aos seus clientes. Saiba mais sobre os motivos que tornaram o Pix tão popular.

O que é o Pix e como funciona

Logotipo do Pix

O Pix é o meio de pagamento criado pelo Banco Central que possibilita a transferência imediata de valores a qualquer hora do dia, todos os dias da semana a partir de qualquer tipo de conta em banco ou carteira digital.

As transações são concluídas em poucos segundos de forma segura e 100% gratuita.

Para facilitar a implementação do Pix, o próprio Banco Central indica um passo a passo. Veja abaixo.

  • Defina onde quer receber seus pagamentos Pix: com qual(is) instituição(ões) e em qual(is) conta(s). Lembre-se de pesquisar e comparar as tarifas e os serviços prestados. Existem serviços facultativos, como Pix Agendado, que possibilitam o pagamento em data futura, e Pix Cobrança.
  • Defina o método de recebimento pelo Pix: pode ser Chave Pix (CNPJ, e-mail, telefone celular ou chave aleatória) ou por QR Code (estático ou dinâmico).
  • Caso use sistema de automação, verifique a integração dos seus sistemas com o Pix. A integração, que ocorre por meio da API Pix, vai facilitar a geração do QR Code e a conciliação do pagamento.
  • Prepare sua equipe: explique ao seu time como funciona o Pix e suas vantagens.
  • Informe seus clientes: inclua a marca Pix como meio de pagamento aceito no seu estabelecimento.

É fácil adotar os pagamentos por Pix e disponibilizar aos seus clientes!

Vantagens do Pix para e-commerce

foto: criada por freepik

O meio de pagamento é recente, mas muito vantajoso para quem tem o próprio negócio e para quem compra de você. A começar pelo recebimento, que é instantâneo. A título de comparação, em casos de pagamento por boleto, por exemplo, a espera é de até três dias úteis para a confirmação da transação.

É vantajoso também para o cliente, já que com a confirmação imediata do pagamento, a mercadoria começa a ser preparada para envio rapidamente. O cliente receberá a mercadoria antes, e o comerciante tem melhor controle sobre seu estoque.

Além disso, em compras com o cartão de crédito a cobrança aparece na fatura somente no próximo dia útil quando a compra é feita aos finais de semana e feriados. Deste modo, o cliente também ganha na previsibilidade de gastos.

Para o estabelecimento é também vantajoso preferir o Pix ao recebimento por cartão, que costuma aplicar taxas de transação e nem sempre transfere o valor imediatamente.

Outra vantagem é a conquista de novos clientes e inclusão financeira. Pessoas que não possuem contas bancárias em instituições tradicionais, ou não usam cartão de crédito, podem realizar compras facilmente utilizando o Pix.

Ainda, a burocracia é menor e o pagamento é mais prático, visto que com poucos cliques no celular é possível concluir uma compra.

O Pix também é seguro. As fraudes com cartão de crédito são amplamente conhecidas, e algumas pessoas ainda têm receio de comprar online por causa disso. Mas, com o meio de pagamento instantâneo, o risco de fraude diminui.

A modalidade também costuma ter taxas menores para os lojistas, que podem ser convertidas em promoções e descontos para quem pagar por Pix. Tudo isso também contribui para a saúde financeira da sua empresa.

Pix em compras por WhatsApp e delivery

foto: criada por freepik

Para quem realiza vendas diretas e delivery de mercadorias, o Pix também entrega uma série de vantagens, ainda mais em tempos de pandemia, onde o contato com outras pessoas deve ser evitado.

Em 2020 os hábitos de consumo foram transformados e os varejistas tiveram que se reinventar para manter os clientes. Muitos aderiram às compras por WhatsApp, que permitem a comunicação direta com o lojista, escolha dos produtos e negociação dos pagamentos. A comunicação facilitada permite um atendimento mais personalizado também.

Para quem opta por implementar o Pix para este tipo de compra, as vantagens são semelhantes ao e-commerce: você recebe o dinheiro na hora na sua conta, a confirmação do pagamento é instantânea, a transação é segura, o cliente usa o limite que tem em conta e ainda tem o conforto de não precisar ir até a loja para pagar.

Para o delivery, além de todas as vantagens da compra pelo WhatsApp, há o benefício de não precisar se preocupar com troco e preservar o distanciamento físico exigido durante a pandemia.

Ainda, diminui a quantidade de transações realizadas pelas máquinas de cartão e todo o operacional que as envolve, como disponibilidade de internet e bateria.

É importante ressaltar que o cartão de crédito ainda é muito mais utilizado que o Pix. A possibilidade de parcelamento e pagar a compra em uma data futura fazem dele o meio de pagamento número um no Brasil.

No entanto, se você escolher um meio de pagamento ou vários, é importante preservar a boa experiência do cliente, fazendo com que toda a transação seja simples, fácil, sem complicações.

O Pix como meio de pagamento tem uma série de vantagens, e é de fácil implementação. Com a pandemia, as compras online cresceram muito, e é importante oferecer as melhores condições e opções de pagamento para se manter relevante e fidelizar seus clientes.


Conteúdo criado por Sonobe Conteúdo, agência digital dedicada à redação, planejamento e consultoria em redação e marketing de conteúdo. Através de equipe certificada em jornalismo, marketing digital, SEO, roteiro, gestão e empreendedorismo, a Sonobe traz aos leitores e leitoras do Reval Blog novas perspectivas para os seus negócios.



Categorias: Apoio ao cliente

Gabriel Pascoli

Compre online Papelaria, Escritório, Informática, Brinquedo, Material de Consumo para empresas e mais. Tudo para sua empresa você encontra aqui!