O pagamento do 13º salário entre os meses de novembro e dezembro aumenta o poder de compra dos consumidores e estimula a venda de diversos produtos, incluindo os materiais escolares.

A opção de utilizar o ordenado extra para adquirir itens que devem estar nas listas definidas pelas escolas no próximo ano letivo oferece duas grandes vantagens para o consumidor, que devem ser consideradas pelos lojistas.

A primeira, é a oportunidade de aproveitar campanhas promocionais, como a Black Friday (realizada toda última sexta-feira de novembro) para oferecer produtos com descontos.

foto: criada por freepik

Em 2021, por exemplo, o desconto médio registrado no e-commerce durante a Black Friday variou de 56,9% a 67,7%. Os registros foram feitos por uma empresa especializada em pagamentos por aplicativo de celular.

E lembre-se, desconto sempre atrai consumidor, mas é necessário fazer todos os cálculos antes de aplicar o percentual nos produtos para não ter prejuízos.

Outra vantagem do consumidor ao usar o 13º salário para comprar o material escolar para o ano que ainda está por vir é a possibilidade de conseguir preços mais atrativos nos pagamentos à vista.

Geralmente, a opção de pagamento em dinheiro ou débito favorece a negociação de descontos no ato da compra. Sendo assim, faça essas considerações e aproveite o mercado aquecido pelo pagamento do 13º salário para fazer bons negócios.


Por: Rafael Peloso (MTB: 63.784/SP)


Gabriel Pascoli

Compre online Papelaria, Escritório, Informática, Brinquedo, Material de Consumo para empresas e mais. Tudo para sua empresa você encontra aqui!