O pagamento do 13º salário entre os meses de novembro e dezembro aumenta o poder de compra dos consumidores e estimula a venda de diversos produtos, incluindo os materiais escolares.
A opção de utilizar o ordenado extra para adquirir itens que devem estar nas listas definidas pelas escolas no próximo ano letivo oferece duas grandes vantagens para o consumidor, que devem ser consideradas pelos lojistas.
A primeira, é a oportunidade de aproveitar campanhas promocionais, como a Black Friday (realizada toda última sexta-feira de novembro) para oferecer produtos com descontos.
Em 2021, por exemplo, o desconto médio registrado no e-commerce durante a Black Friday variou de 56,9% a 67,7%. Os registros foram feitos por uma empresa especializada em pagamentos por aplicativo de celular.
E lembre-se, desconto sempre atrai consumidor, mas é necessário fazer todos os cálculos antes de aplicar o percentual nos produtos para não ter prejuízos.
Outra vantagem do consumidor ao usar o 13º salário para comprar o material escolar para o ano que ainda está por vir é a possibilidade de conseguir preços mais atrativos nos pagamentos à vista.
Geralmente, a opção de pagamento em dinheiro ou débito favorece a negociação de descontos no ato da compra. Sendo assim, faça essas considerações e aproveite o mercado aquecido pelo pagamento do 13º salário para fazer bons negócios.
Por: Rafael Peloso (MTB: 63.784/SP)