A experiência de unboxing é uma ferramenta de marketing incrivelmente eficaz por permitir que os clientes construam um relacionamento com uma marca e queiram repetir a compra.

Embora o espaço de marketing online esteja já povoado de marcas competindo pela atenção das pessoas, uma experiência de unboxing é única.

É envolvente, surpreende, encanta os clientes e percorre um longo caminho no mundo dos produtos.

A experiência de unboxing é importante?

Isso se resume a uma pergunta muito simples.

Se você fosse um cliente que fez um pedido online, o que o faria se sentir mais valorizado: sua compra chegando em uma caixa de papelão genérica ou em uma embalagem atraente e personalizada?

O produto dentro é exatamente o mesmo, mas a percepção entre esses dois exemplos não poderia ser mais diferente.

No primeiro caso, é apenas uma encomenda que chegou.

Neste último, assume os atributos positivos da própria marca; atenção aos detalhes, alto valor e uma ótima experiência de serviço. É isso que fideliza os clientes.

Está provado que as pessoas são naturalmente atraídas por produtos e embalagens de boa aparência.

Com qualquer um de nossos sentidos, os estímulos visuais têm o maior impacto em nossas percepções.

Criando a Experiência Perfeita de Unboxing

1. Use caixas personalizadas

foto: criada por freepik

Para criar uma experiência de unboxing bem-sucedida, a caixa não pode ser simplesmente uma caixa comum.

Tem que ser a SUA caixa.

Se não estiver claro à primeira vista de onde é o pacote, você perderá muito do impacto inicial e da antecipação que pode ser aproveitada pelo seu cliente. Caso não seja possível ter caixas exclusivas, faça a personalização com adesivos, cartões.

Garantir que sua marca seja consistente, desde a navegação na seleção do produto até o momento da compra e até o recebimento do produto, ajuda a construir a tão importante história de sua marca.

2. Use material de embalagem exclusivo

foto: criada por freepik

A marca de seus materiais internos ajudará a unir seu design.

No entanto, não se trata apenas de estética; se você tem produtos frágeis que correm o risco de serem danificados, isso é a coisa mais importante a se considerar ao pensar na embalagem do seu produto.

O aumento da consciência do consumidor sobre a sustentabilidade também deu às marcas uma nova consideração no que diz respeito ao unboxing.

O uso de materiais que não são recicláveis pode fazer com que sua marca seja considerada um “desperdício” e os clientes podem compartilhar sua experiência de unboxing pelos motivos errados.

Por outro lado, o uso de produtos sustentáveis contribuirá muito para ajudar sua marca a cultivar uma imagem de forte ética e responsabilidade social.

3. Pense na apresentação do produto

foto: criada por freepik

Sua apresentação dentro da caixa é tão importante quanto fora!

Jogar seu produto no canto da caixa não vai construir uma imagem com curadoria.

Isso requer pensar sobre o tamanho e a forma do produto e das caixas que você está usando.

O uso de material de embalagem e divisórias dentro da caixa pode ajudar a gerenciar a colocação de seus produtos.

Lembre-se: uma ótima experiência de unboxing é aquela que seu cliente está morrendo de vontade de compartilhar online.

Para se inspirar, considere procurar palavras-chave como #flatlay ou #unboxing no Instagram para ver layouts que chamam a atenção.

4. Considere incluir mimos inesperados

foto: criada por freepik

É uma percepção de “valor agregado” que você precisa cultivar para um ótimo unboxing.

Esses pequenos toques extras são alguns dos detalhes mais importantes.

Uma vez que o objetivo final de um ótimo serviço é garantir que o cliente volte a comprar do seu negócio, as amostras grátis e os brindes são uma excelente forma de encorajar esse comportamento.

A reciprocidade é um instinto poderoso, portanto, além de fazer o cliente se sentir valorizado, ajuda a reativar o amor pela marca que o levou àquela compra inicial.

5. Adicione um toque de personalização

foto: criada por freepik

É fácil subestimar o efeito que um bilhete manuscrito ou outra técnica de personalização pode ter em fazer seus clientes se sentirem especiais.

Colocá-los dentro de seus pacotes é uma das melhores maneiras de expressar o quanto você valoriza seu cliente, porque é um claro investimento de tempo.

Além disso, oferecer opções de personalização exclusivas é uma forma criativa de fazer com que a experiência de unboxing dos clientes seja ainda melhor.

6. Todo mundo ama cupons de desconto

foto: criada por freepik

Os brindes são uma forma direcionada de reter clientes e têm um impacto maior do que se você simplesmente enviar as mesmas informações por e-mail.

Por exemplo, você pode enviar um cupom de 15% de desconto por e-mail para os clientes em agradecimento pela compra, mas é muito mais provável que seja usado se você lhes der um convite físico em um ambiente mais personalizado.

Outras adições divertidas, como adesivos da marca ou catálogos de novos produtos, são uma ótima maneira de manter sua marca na mira do cliente após a conclusão da venda.

Conclusão

Para finalizar, a experiência de unboxing que você oferece aos seus clientes diz muito mais sobre a sua marca do que você imagina.

É uma excelente maneira de melhorar sua oferta de atendimento ao cliente, bem como uma ferramenta inestimável para seus esforços de marketing e branding.

Para marcas de e-commerce, o sucesso depende de oferecer a seus clientes uma experiência memorável que os fará voltar.

A forma como você escolhe apresentar seu produto pode ser a diferença entre oferecer algo único ou algo que pode ser comprado em qualquer lugar. Se você quiser ser a primeira opção, revisar sua oferta de unboxing é um ótimo lugar para começar.


Conteúdo criado por Sonobe Conteúdo, agência digital dedicada à redação, planejamento e consultoria em redação e marketing de conteúdo. Através de equipe certificada em jornalismo, marketing digital, SEO, roteiro, gestão e empreendedorismo, a Sonobe traz aos leitores e leitoras do Reval Blog novas perspectivas para os seus negócios.




Categorias: Apoio ao cliente

Gabriel Pascoli

Compre online Papelaria, Escritório, Informática, Brinquedo, Material de Consumo para empresas e mais. Tudo para sua empresa você encontra aqui!