Uma pesquisa divulgada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) revelou que 51% das 702 pessoas entrevistadas tem como meta guardar dinheiro em 2019. Já 36% dos consumidores pretende quitar as dívidas atrasadas e sair do vermelho.

Se as metas de ano novo forem cumpridas, os lojistas podem sentir o impacto no faturamento. Afinal, cada centavo será pensado com cuidado para não prejudicar o orçamento e, perante a concorrência cada vez mais acirrada e as mudanças no perfil de consumo, será necessário se adaptar e dançar conforme a música.

A pesquisa Global Consumer Trends 2019, desenvolvida pela empresa de pesquisa de mercado Euromonitor International, foi divulgada recentemente para a revista Exame Brasil e revelou as principais tendências de consumo em 2019. Veja quais são e como aplicá-las no seu negócio.

1. Sustentabilidade e consumo consciente

foto: criada por freepik

Já faz alguns anos que o consumidor está atento quanto ao impacto de suas atitudes, e essa tendência segue forte.

Marcas que se preocupam com o meio ambiente e cujo discurso é alinhado ao empoderamento das minorias e valorização dos direitos humanos caminham junto do consumidor, que pesquisa muito antes de investir em um produto ou serviço.

Um exemplo são as marcas de cosméticos que não testam em animais e, com isso, ganham diferencial não só entre veganos e defensores ambientais, mas também entre o público geral.

2. Abandono do materialismo e produção em massa

foto: criada por freepik

Por que comprar algo que todo mundo tem e não algo personalizado? Há alguns anos essa pergunta poderia ser respondida pelo fato de que produtos feitos em série custam menos do que aqueles feitos em pequena quantidade.

Isso mudou com a reavaliação dos hábitos de consumo e do impacto social das nossas atitudes. Cresce o número de consumidores que preferem comprar verduras da horta do bairro ao invés do setor de hortifrúti de uma grande rede de supermercados.

A pesquisa revelou que houve um boom na busca por produção artesanal e produtores locais. A ideia é investir em produtos e serviços de qualidade e feitos de maneira personalizada.

3. Boa comunicação nas redes sociais e online

foto: criada por freepik

Facebook e Instagram se tornaram excelentes ferramentas de vendas, que muitas vezes substituem as lojas virtuais e newsletters. Porém, de nada adianta estar presente na internet se o consumidor se sente ignorado quanto às suas dúvidas.

Imagine que um cliente chega em sua loja e questiona o valor de uma blusa, mas seu funcionário fica em silêncio e só informa o preço cinco dias depois. Você acha que a pessoa terá interesse em adquirir a roupa?

Dúvidas, reclamações e feedbacks positivos e negativos precisam de respostas rápidas, objetivas e dentro das diretrizes de cada ferramenta e da personalidade da marca.

Mais do que nunca, o cliente quer se sentir valorizado, e o pré-venda começa com o interesse total em ajudá-lo.

4. Ações de reciclagem

foto: criada por freepik

Parece que a pressão de ambientalistas e a exibição de fotos onde o plástico, em suas mais diversas formas, polui oceanos e rios surtiu efeito, e em 2019 os consumidores estão rejeitando ou, pelo menos, dando preferência a produtos sem embalagem plástica.

Os consumidores estão dispostos a gastar mais em produtos com materiais recicláveis e marcas que se preocupam com o meio ambiente. Esse é um ótimo momento para acabar com as sacolinhas plásticas e oferecer soluções como ecobags com sua marca, por exemplo, ou mostrar que seu negócio se preocupa com o destino correto dessas embalagens e sua posterior reciclagem. Uma ação de incentivo à reciclagem dos próprios produtos que você comercializa pode ser uma boa forma de mostrar que sua empresa se importa, sim, com o meio ambiente e com o que o seu cliente acredita.


Veja também: Tendências 2019: o que sua loja precisa para vender muito esse ano


Conteúdo criado por Sonobe Conteúdo, agência digital dedicada à redação, planejamento e consultoria em redação e marketing de conteúdo. Através de equipe certificada em jornalismo, marketing digital, SEO, roteiro, gestão e empreendedorismo, a Sonobe traz aos leitores e leitoras do Reval Blog novas perspectivas para os seus negócios.




Gabriel Pascoli

Compre online Papelaria, Escritório, Informática, Brinquedo, Material de Consumo para empresas e mais. Tudo para sua empresa você encontra aqui!