A ideia de ter um produto para registros e estudos com repartições e folhas que possam ser respostas de forma recorrente é antiga. O fichário, que entrega justamente este produto, é item presente em qualquer papelaria, porém, agora há um concorrente.

Hoje, o fichário tem a concorrência do caderno inteligente (ou caderno de discos), que também permite a separação por divisões e a reposição de folhas conforme a necessidade e tem ganhado espaço no mercado de papelaria.

Mas com tantas semelhanças, qual é exatamente a diferença entre fichário e caderno inteligente?

O fichário tem garras fixas, geralmente em metal, e tem menos furos para a fixação das folhas em relação ao concorrente. Já o caderno inteligente tem vários discos que formam uma espiral que lembra um caderno tradicional.

Além disso, a maneira de fixação das folhas é bem diferente. Enquanto no fichário é necessário abrir as hastes para prendê-las, no caderno de disco, os discos não abrem e são as folhas e repartições que tem dispositivos para fixação.

Outra diferença é uma maior possibilidade de personalização do caderno inteligente. Neste novo produto, é possível escolher a cor dos discos, trocar a capa e, assim como os fichários, diversificar as folhas e repartições.

E embora haja um concorrente que se apresenta como o novo queridinho dos consumidores, ainda é bom ter o tradicional fichário para oferecer aos clientes. No site da Reval, você encontra ótimas opções para os dois produtos.


Por: Rafael Peloso (MTB: 63.784/SP)