É notório que o Brasil vive uma nova era. Os últimos anos, fruto de diversas medidas e contingências, trouxeram ao mercado consumidor uma nova faixa de cidadãos que até então passava à margem das compras de produtos mais sofisticados, em todos os segmentos, inclusive o papeleiro.

As ditas classes D e E escalaram a pirâmide de extratificação social e bateram às portas que antes somente eram acessadas pelas classes C, B e A. Os fabricantes de produtos tiveram que correr e se adaptarem a essa nova realidade, suprindo os pontos de vendas com produtos em número e especificações que atendessem a esses novos consumidores, ávidos por recuperar o tempo perdido.

Um bom exemplo do que ocorreu está na área de impressão SoHo (consumidores domésticos e pequenos negócios). Um público que gradualmente passou a ter acesso aos computadores, à internet de banda larga, logo em seguida às impressoras e, finalmente e por consequência das etapas anteriores, à impressão de alta resolução.

Fotografias do final de semana ou da festa na escola, convites de aniversários, lembrancinhas, diplomas, certificados, trabalhos escolares, folders, panfletos, enfim, uma vasta gama de impressos passou a ser possível e acessível a esses consumidores.

fotosUm novo público passou a demandar produtos que permitam extrair o melhor de seus tão caros equipamentos. Em um espaço de tempo muito pequeno essa nova onda de consumidores passou a exigir produtos que permitissem produzir as mesmas peças que antes apenas visualizavam e admiravam.

Nada do que acima foi comentado é novidade para mim ou você, leitor desta matéria, mas, talvez, a novidade está em entendermos onde nos encaixamos nessa nova realidade. Onde podemos agir ou interagir para que essa realidade possa não só gerar frutos para nossos negócios mas também para satisfazer a esses novos consumidores, fazendo de suas experiências de consumo hábitos prazerosos e, assim, fidelizando esses clientes.

Certamente a primeira constatação que devemos encarar e aceitar é a de que “grandes expectativas geram sempre grandes prazeres ou grandes decepções”. Poucas atividades podem ser mais frustrantes do que, depois de fotografar aquele momento especial, descarregar as fotos no computador, ir à papelaria, investir em uma caixa de papel de preço diferenciado, que promete impressões de alta fidelidade e qualidade, abastecer a impressora e… a fotografia sair borrada. Ou com as cores “lavadas”…. Ou não secar… A sensação de fracasso é brutal… A expectativa frustrada do consumidor certamente demorará a se apagar e influenciará em suas próximas compras.

foto

Exemplarmente abordamos este tema pois, diante dessa realidade, mais do que nunca, temos a oportunidade de agir de forma proativa, prestando um serviço ao novo consumidor.

Entender as suas necessidades e indicar os produtos que mais se adequem a elas é mais do que simples consultoria, é fator determinante na fidelização desse cliente.

Ressaltar as propriedades de cada um dos itens disponíveis no ponto de vendas, indicando aqueles que são capazes de proporcionar os melhores resultados auxiliará sobremaneira a esses consumidores.

Destacar as características técnicas necessárias a cada uma das aplicações, como por exemplo a resistência à água nos papéis fotográficos, que farão com que essas fotos durem dezenas de anos, sem o risco de borrarem ao serem manuseadas por dedos úmidos ou gotas d´água acidentais, é atitude que promoverá a sua equipe no ponto de venda de “vendedores” a “consultores”, agregando alto valor a este atendimento.

Existem também vários tipos de papéis fotográficos, sendo que uma das principais características que os diferencia é o acabamento superficial (que pode ser brilhante (glossy), semi brilho (satin) ou fosco (matte)) e que cada um desses tipos pode ou não ser resistente a água, dependendo do tipo e marca do mesmo e a durabilidade da imagem impressa pode ser muito pequena (instant paper), normal (regular paper) ou grande (life paper). Cada um dos tipos se presta melhor a um tipo de impressão, como produtos promocionais (lembrancinhas de aniversário, casamentos e etc), trabalhos e fotos (com durabilidades de 20 anos ou mais sem perder a qualidade).

 

usa_folien_as_paper

 

Outro produto muito utilizado pelos consumidores é o Transfer para fazer camisetas, canecas, azulejos, etc. Existem 3 tipos principais: o Transfer Inkjet, o Transfer Laser e o Transfer para Sublimação. Cada um deles destinado a uma diferente tecnologia de impressão. Todos eles têm, ainda, a opção de serem Transfers para tecidos claros ou Transfers para tecidos escuros.

O Glossy Adesivo facilita trabalhos que serão colados, além do Glossy Magnético, que facilita a confecção de imãs de geladeiras, e os Vinis Adesivos brancos ou os transparentes, que permitem personalização de praticamente qualquer objeto, são outros exemplos de que o revendedor pode se tornar uma referência para seus clientes quando o tema for a produção doméstica de peças promocionais.

Da mesma forma, o Glossy Paper e Matte Paper em rolo para impressões em Plotters completam a linha, atendendo aos consumidores que possuam impressoras de grande formato, chamadas popularmente de plotters.

todos-os-produtos2

Cabe ressaltar, até por se tratar de um novo produto, que o Papel Transfer para Sublimação somente é usado em impressora inkjet dotadas de Tinta Sublimática. Este transfer tem tido um crescimento vertiginoso nas vendas graças à sua facilidade de uso, baixo custo e durabilidade incomparável das peças produzidas, proporcionando uma excelente qualidade de transferência de imagens. Pode ser utilizado para transferir em qualquer tipo de material, como azulejos, camisetas sintéticas brancas, canecas, enfim, em qualquer material próprio para receber a transferência sublimática.

 

No campo de impressão inkjet, o termo SUBLIMAÇÃO é usado para descrever as tintas ativadas por calor que se transformam em vapor quando aquecidas, e se unem ao poliéster ou superfícies acrílicas. Imagens sublimáticas são laváveis, resistentes a arranhões e permanecem fixas mesmo quando colocadas em máquinas de lavar.

 

 

É também patente que as diferentes marcas de impressoras utilizam tintas de formulações diferentes e sistemas de expulsão de tintas também diferentes. As diferentes mídias de impressão devem ser o mais universais possíveis, tendo performances adequadas independentemente da marca ou modelo da impressora. Indicar ao cliente produtos que atendam à todas essas variáveis faz com que a sua empresa torne-se mais que um fornecedor, mas um ponto de apoio técnico para esses consumidores.

A USA Folien e a AS Paper, empresas 100% nacionais, pesquisam em níveis mundiais as últimas tendências e inovações dos mercados de impressoras e mídias de impressão. Seu pessoal, sempre presente aos eventos internacionais, tem a responsabilidade de desenvolver fornecedores de produtos que atendam a todas as citadas necessidades dos consumidores brasileiros.

usa_folien

 

Dessa maneira, os produtos USA Folien e AS Paper representam sempre o que há de mais moderno e adequado para impressão digital Laser ou Jato de tinta. Esta parceria com a Reval faz possível disponibilizar a você, lojista, a modernidade que atende às necessidades de seus clientes, a preços sempre privilegiados, possibilitando sempre os melhores negócios.


Gabriel Pascoli

Compre online Papelaria, Escritório, Informática, Brinquedo, Material de Consumo para empresas e mais. Tudo para sua empresa você encontra aqui!