Conscientização e prevenção são duas palavras bastante reproduzidas durante o 11º primeiro mês do ano, isto porque, desde 2003, é realizada uma campanha mundial intitulada de Novembro Azul, que tem por objetivo alertar os homens sobre os riscos do câncer de próstata e ressaltar a importância de exames para diagnóstico precoce.

A iniciativa nasceu na Austrália e foi promovida no Brasil pela primeira vez em 2008. Inclusive, ficou instituída a data de 17 de novembro como Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.

Esse é o segundo tipo de câncer que mais atinge os homens do nosso país. De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), desde 2020, são detectados 65.840 novos casos da doença anualmente.

Por enquanto, o diagnóstico precoce é a única maneira de garantir a cura do câncer de próstata. O recomendado é que homens que já atingiram os 45 anos façam uma consulta ao urologista e conversem sobre o exame de toque retal, responsável por 20% dos diagnósticos da doença.

Este é um procedimento essencial, porque 95% dos pacientes que sentem algum tipo de sintoma – como dores ósseas, ao urinar, vontade frequente de urinar e sangue na urina ou sêmen – já estão em um estágio avançado da enfermidade.

Por tanto, além da conscientização e prevenção, é necessário acrescentar a luta contra o preconceito para estimular o exame precoce do câncer de próstata, não só durante o Novembro Azul, mas durante todo os meses do ano, afinal, não existe uma data específica para cuidar da saúde.


Por: Rafael Peloso (MTB: 63.784/SP)

Categorias: Apoio ao cliente

Gabriel Pascoli

Compre online Papelaria, Escritório, Informática, Brinquedo, Material de Consumo para empresas e mais. Tudo para sua empresa você encontra aqui!