O mês de março é marcado pela celebração do Dia Internacional das Mulheres, uma data simbólica na luta feminina por melhores condições no ambiente e na atividade laboral e também pela igualdade de gênero no mercado de trabalho.

O dia 8 de março é cercado de simbolismo e se torna um convite para uma reflexão sobre a participação das mulheres no meio empresarial. Em fevereiro de 2024, nos despedimos de Luiza Trajano Donato, a fundadora do Magazine Luiza, uma das maiores empresas do varejo brasileiro, que faleceu aos 97 anos na cidade de Franca/SP.

A empresária era o expoente de um universo de mais de 10 milhões de empreendedoras no Brasil. Os dados são de uma pesquisa promovida pelo Sebrae, que revelou que as mulheres representam 34% do número de empreendedoras do país.

Ainda de acordo com a pesquisa do Sebrae, a maioria dos empreendimentos femininos estão concentrados nos setores de serviços, alimentação, bem-estar, moda, beleza e estética.

foto: criada por freepik

Outro dado importante que merece ser destacado é a participação feminina no segmento de franquias. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), as mulheres estão à frente de 49% das franquias do Brasil.

Assim como Luiza Trajano Donato, as empreendedoras brasileiras também têm uma grande aptidão para franquear e expandir suas empresas, como é o caso da Nubank, um banco digital que tem Cristina Junqueira como co-fundadora.

E as mulheres que pretendem empreender no setor de papelaria, podem contar com aporte total da Reval e seus representantes.

Por: Rafael Peloso (MTB: 63.784/SP)


Gabriel Pascoli

Compre online Papelaria, Escritório, Informática, Brinquedo, Material de Consumo para empresas e mais. Tudo para sua empresa você encontra aqui!