Faber-Castell: Uma História Ilustrada da Dinastia do Lápis
No último dia 26 de agosto, a Faber-Castell ofereceu um jantar em São Paulo, com a presença do Conde Anton Wolfgang Von Faber-Castell, CEO da marca alemã. O evento, destinado para convidados e clientes exclusivos, marcou o lançamento da versão brasileira do livro que conta a história da família e da empresa.
A publicação conta a trajetória da companhia nascida em 1761, como fabricante dos lápis que a tornaram conhecida em todo o mundo, e hoje é referência também em vários itens para escrita, desenho, pintura e desenvolvimento criativo. Essa publicação oferece uma estimulante visão sobre períodos e biografias da família e da empresa Faber-Castell, além de momentos históricos que marcaram o período.
Foram dois anos de pesquisa e desenvolvimento para contar uma história de tradição e evolução. O trabalho intenso foi liderado pelo Conde Anton Wolfgang Von Faber-Castell, membro da oitava geração da família que a criou.
A evolução da companhia nesse período reflete os novos horizontes descobertos pela sociedade ao longo dos anos. O livro também mostra que, além da qualidade e tradição em materiais escolares, a Faber-Castell produz e comercializa outras três linhas de produtos refinados: Graf von Faber-Castell, Art & Graphic e Design. Os produtos destas linhas são produzidos na matriz, sediada na Alemanha e gerida pelo Conde Anton Wolfgang Von Faber-Castell.
O conde da Faber-Castell dá seu nome a uma linha de instrumentos de escrita de luxo, produzidos artesanalmente com madeiras e metais nobres. A linha Graf von Faber-Castell é composta por canetas tinteiro, roller-ball e esferográficas, lapiseiras e lápis. A linha reúne ainda acessórios de couro com alta funcionalidade e estética atraente, como porta-caneta, porta-bloco de notas, agenda, carteira e porta-cartão de crédito, feitos a partir de couro de vitela selecionado.
Deixe-me falar também sobre um tipo de lápis da Faber que me foi apresentado… Ele possui a espessura ideal (repare na ilustração); muito macio e com uma qualidade superior aos fornecidos pelos carpinteiros, um negro mais intenso mais agradável para grandes estudos.
Eu os usei para desenhar uma costureira em papel Sans Fins cinza e o efeito resultante se assemelha ao do giz litográfico. Estes lápis são revestidos por madeira macia, pintados em verde escuro por fora e custam 20 centavos a unidade. – Vincent van Gogh
A linha Design visa satisfazer as necessidades dos consumidores com produtos modernos, que são particularmente adequados para presentes. Já os produtos da linha Art&Graphic são apreciados por artistas amadores e profissionais, com produtos para colorir com pigmentos de alta qualidade que garantem resistência à luz e cores vivas que duram por décadas, ajudando artistas a eternizarem suas obras.