O ano letivo de 2022 promete ser de esperança para os lojistas de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro. Os mais de 22 mil alunos da rede municipal contarão com uma novidade: o cartão-educação, iniciativa criada com o apoio da ADISPA (Associação dos Distribuidores de Papelaria).

Com o novo benefício, os estudantes da rede municipal poderão comprar uniformes e material escolar em confecções e papelarias credenciadas pela prefeitura. O projeto de lei será enviado à Câmara Municipal e prevê injetar aproximadamente R$ 10 milhões na economia.

O benefício abre oportunidades para lojistas e representantes. Saiba mais sobre o tema e como se preparar.

Cartão-educação: oportunidades para o comércio local

Vista de Angra dos Reis/RJ

Com a pandemia de Covid-19, estudantes de todas as idades e professores passaram a enfrentar a rotina de aulas online. Por isso, a venda de itens de papelaria diminuiu, já que muitos passaram a utilizar somente eletrônicos.

No entanto, aos poucos os estados e municípios estão retomando as aulas no modelo presencial de forma integral, e a previsão para 2022 é de que a volta às aulas aqueça o mercado novamente.

Um dos benefícios do novo cartão-educação, destacado pelas autoridades locais, é de que o dinheiro injetado pela Prefeitura na economia permanecerá com os comerciantes locais. Além das compras feitas nas papelarias credenciadas, espera-se que as confecções também aproveitem esta novidade.

Marcia Alves, responsável da ADISPA pela ação, destaca outros pontos positivos. “Em muitos municípios brasileiros, a prefeitura licita kits de material escolar para fornecer aos alunos. Muitas vezes acontecem atrasos na entrega, ou o produto não vem nas mesmas características compradas. A questão logística também é um complicador para as diretorias das escolas, daí a ideia de otimizar esse recurso, direcionando para pais e alunos através do cartão”, analisa.

Como se preparar para a retomada das vendas

O volta às aulas de 2022 promete ser movimentada para os lojistas. Por isso, é preciso se preparar para aproveitar ao máximo esta época e aumentar suas vendas.

Uma regra de ouro é ficar de olho nas novidades e informações. O blog e a revista da Reval sempre trazem as últimas tendências do mercado, por isso mantenha sua leitura em dia para não perder nenhum lançamento! Converse também com o seu representante Reval, para traçar a melhor estratégia de venda.

E de nada adianta investir em novidades e nos produtos mais desejados, se não fizer propaganda. A publicidade vai de anúncios pagos ao famoso “boca a boca”: o bom atendimento é tão importante quanto um anúncio em veículo de comunicação.

Uma boa vitrine para seu negócio é a internet, e as redes sociais são os primeiros recursos procurados para obter informação. Portanto, alimente suas redes, publique promoções e condições especiais, chame a atenção de seus clientes.

Procure também organizar sua loja de modo intuitivo e que estimule as compras, como por exemplo deixar materiais que são utilizados em conjunto sempre próximos, como lápis, borrachas e apontadores.

O cartão-educação é uma excelente iniciativa em prol das papelarias locais. Segundo Márcia, a ADISPA está trabalhando ativamente para levar a ideia a outros municípios: “É um projeto que a médio e longo prazo fará com que muitos milhões em verbas circulem no comércio de cada município que aderir”. Ela ainda aconselha: “Cada município faz o cadastramento da rede credenciada, importante ficar de olho para as especificações do seu município, que pode ter as regras alteradas de acordo com as particularidades de cada local.”

As vendas online chegaram para ficar

foto: criada por freepik

A pandemia aumentou consideravelmente as vendas e interações online. Por isso, analise se o atendimento via Instagram e WhatsApp faz sentido para seu público. Muitos consumidores utilizam estes canais para tirar dúvidas antes de concluir a compra, por isso tornaram-se importantes recursos.

Utilize os canais digitais para divulgar seus diferenciais, promoções e atrair os consumidores até sua loja para conhecerem outros itens, desta forma incrementando suas vendas. O online pode ser o ponto inicial de contato dos clientes, mas não será necessariamente o meio pelo qual fecharão as vendas.

O mercado está se reerguendo e é hora de aproveitar as oportunidades para impulsionar seu negócio. Iniciativas como o cartão-educação são poderosas para a manutenção e crescimento da economia local.

Para quem quiser levar a ideia do cartão à sua cidade, o conselho de Márcia é falar com as autoridades locais. “Basta conversar com o prefeito, vice, vereador ou mesmo com a secretaria de ensino da sua cidade, informar sobre essa nova modalidade. Nós da ADISPA podemos inclusive acompanhar cada uma dessas reuniões para mostrar como funciona o projeto, levamos todo escopo e passos a serem dados”.


Acompanhe a ADISPA pelo Instagram e pelo site oficial.



Conteúdo criado por Sonobe Conteúdo, agência digital dedicada à redação, planejamento e consultoria em redação e marketing de conteúdo. Através de equipe certificada em jornalismo, marketing digital, SEO, roteiro, gestão e empreendedorismo, a Sonobe traz aos leitores e leitoras do Reval Blog novas perspectivas para os seus negócios.





Gabriel Pascoli

Compre online Papelaria, Escritório, Informática, Brinquedo, Material de Consumo para empresas e mais. Tudo para sua empresa você encontra aqui!