O comportamento do consumidor mudou muito ao longo desse período de isolamento social e as compras online bombaram. Para ajudar o comércio a enfrentar este momento, o Google lançou a ferramenta Categorias no Varejo.

A página faz parte da iniciativa Think with Google, que compartilha dados, análises, pesquisas e tendências para fortalecer estratégias de marketing digital dos usuários.

A nova ferramenta compila dados para mostrar as mudanças de interesse do consumidor e o que está em ascensão no momento.

Categorias em Ascensão no Varejo e as tendências para o comércio

foto: Google

Na página de categorias do varejo é possível selecionar o país em questão e o período para análise, que pode ser anual, mensal ou semanal.

As informações são atualizadas diariamente de acordo com os dados captados pela pesquisa, e a ideia é entender quais categorias estão despertando mais interesse, os locais em que estão crescendo e as consultas associadas a elas.

Na última semana de julho, por exemplo, as três principais tendências de categorias eram cozinhas e quitinetes pré-fabricadas (+70%), manequins para prática de ressuscitação cardiopulmonar (+70%) e tochas de cozinha (+60%).

Dentro da categoria cozinhas e quitinetes pré-fabricadas, as principais tendências buscadas foram móveis planejados, cozinha planejada em L e cozinha amarela. O aumento das buscas nesta categoria ocorreu principalmente nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Entre os meses de março, abril e início de maio, as categorias que mais cresceram foram cama, mesa e banho (+99%), eletroportáteis (+92%) e utensílios domésticos (+72%). Chinelos e pantufas tiveram um aumento de 800% na busca nesse período.

Os dados permitem alguns insights, como entender que, no início da quarentena, o consumidor buscava formas de se sentir mais confortável dentro de casa. Agora, pode-se deduzir que o período dentro de casa despertou o desejo por reformas principalmente na cozinha, que é uma das áreas mais frequentadas em qualquer lar.

A partir desses dados e insights é possível ampliar o leque de estratégias de marketing digital e investir em:

  • Lançamento de produtos que atendem aos desejos do consumidor;
  • Oferecer promoções relâmpago nas regiões onde ocorrem a maioria das buscas;
  • Criar conteúdo de qualidade que responda às principais dúvidas nessas categorias;
  • Sugerir ofertas complementares e condições facilitadas de pagamento;

Outra vantagem da ferramenta categorias em ascensão no varejo é a chance de se destacar. Uma pesquisa do Google em parceria com a Ipsos revelou que 4 entre 10 entrevistados fizeram compras online em lojas que não compravam antes da pandemia, e 1 em cada 5 consumidores experimentou novas marcas.

Investir no e-commerce e no marketing digital nesse período é crucial para se manter no mercado e conquistar novos clientes. Aproveite as ferramentas gratuitas e seja criativo!

Outros recursos do Google

Além da ferramenta Categorias em Ascensão no Varejo o Google oferece outras plataformas gratuitas para melhorar suas estratégias.

Google Trends

O Google Trends faz parte do Think With Google e mostra a repercussão de um tema ao redor do mundo, as pesquisas em alta no momento e os principais assuntos discutidos. A ferramenta informa também os assuntos e consultas relacionadas, além das regiões que mais falaram sobre o tema.

Google Academy

Semanalmente a ferramenta, que faz parte do Google Ads, traz especialistas de produto do Google e parceiros de treinamento para apresentar insights, conteúdos e dicas de publicidade no Google, desde o nível básico ao avançado. Para participar basta ter uma conta Google.

Test My Site

Investir no e-commerce nunca foi tão importante, mas para ter bons resultados seu site precisa estar otimizado para acesso via smartphones, tablets e outros dispositivos. O Teste Meu Site avalia a velocidade de carregamento nas interfaces mobile e desktop.


Conteúdo criado por Sonobe Conteúdo, agência digital dedicada à redação, planejamento e consultoria em redação e marketing de conteúdo. Através de equipe certificada em jornalismo, marketing digital, SEO, roteiro, gestão e empreendedorismo, a Sonobe traz aos leitores e leitoras do Reval Blog novas perspectivas para os seus negócios.





Gabriel Pascoli

Compre online Papelaria, Escritório, Informática, Brinquedo, Material de Consumo para empresas e mais. Tudo para sua empresa você encontra aqui!