No mercado da alimentação, a apresentação visual pode ser o maior destaque frente aos concorrentes e o que garantirá o sucesso em público e vendas. Não basta ter melhor preço, a melhor matéria-prima e o melhor sabor: o produto tem que ser “instagramável” para conquistar o cliente.

A expressão “comer com os olhos” ganhou novas dimensões com as redes sociais, onde a admiração frente a um simples cookie, brigadeiro ou sorvete pode trazer mais prazer do que o sabor propriamente dito.

As tendências chegam muito fortes no mercado, mas é preciso se destacar e apresentar algo mais do que simples doces coloridos e chamativos. Uma sorveteria no Reino Unido captou o gosto do consumidor em mostrar o que está comendo e decidiu oferecer uma experiência de compra totalmente inovadora e divertida.

Milk Train: a sorveteria fotogênica

A Milk Train é recente no mercado, mas já está dando um baile naqueles que se recusam a se adaptar às demandas modernas. A sorveteria tem design convidativo e fotogênico para que seus clientes consumam no local e atualizem o feed com seus espaços preferidos.

Decoração foi inspirada em estações de trem (Foto: Divulgação)

Teto de nuvens, iluminação neon, objetos antigos e uma atmosfera vintage compõem o espaço projetado pelo estúdio criativo FormRoom, com destaque especial para os tons pastéis da paleta de cores.

O visual tem um quê de infantil e lúdico, mas atrai filas de consumidores de todas as idades que anseiam, em primeiro lugar, por uma boa foto, para só depois pensar na sobremesa deliciosa.

Os bancos e mesas lembram assentos de trem (Foto: Divulgação)

Planejamento integrado para experiência completa

Você pode estar se perguntando qual a lógica de investir mais na decoração do ambiente do que na qualidade do produto. É simples: a experiência de compra é muito valorizada pelo consumidor moderno, de forma que, muitas vezes, é mais interessante consumir em um local com visual estiloso do que em um muito simples, mesmo que o custo seja mais alto.

Além disso, o espaço é amplo para garantir que os clientes passarão um bom tempo ali, o que consequentemente os leva a consumir mais (sorvete derrete, não é mesmo?). Ao compartilhar, os consumidores geram mídia espontânea para a empresa e economizam muito em divulgação e publicidade.

O ambiente mistura traços de estação e vagão de trem (Foto: Divulgação)

Pergunte-se: como posso fazer com que meu cliente passe mais tempo na minha loja e prefira ela ao invés do concorrente?

Talvez investir em um espaço inteiro instagramável não caiba no seu orçamento, mas pintar uma parede com mensagens positivas em lettering, fazer um grafite de asas de anjo ou escolher um desenho personalizado em tape art faça seus clientes olharem seu estabelecimento de outra forma.

Até malas cenográficas fazem parte da decoração (Foto: Divulgação)

No caso da Milk Train, toda a estética do espaço é combinada aos próprios sorvetes, que podem receber acompanhamento de confeitos, algodão doce e mini pretzels.

Ainda que a sua ideia inicial não seja incentivar seus clientes a tirar selfies na sua loja, considere o quanto ele pode se sentir bem em um ambiente diferenciado.

Quando for pensar na decoração, lembre-se que ela deve conversar com os produtos e serviços oferecidos, de forma que o cliente se sinta confortável e entenda o conceito sem precisar de mais explicações.

Por fim, não esqueça que a experiência de compra é a grande chave para o bom posicionamento frente ao público. Esse é um investimento de médio e longo prazo com garantia de ótimos frutos!


Conteúdo criado por Sonobe Conteúdo, agência digital dedicada à redação, planejamento e consultoria em redação e marketing de conteúdo. Através de equipe certificada em jornalismo, marketing digital, SEO, roteiro, gestão e empreendedorismo, a Sonobe traz aos leitores e leitoras do Reval Blog novas perspectivas para os seus negócios.




Gabriel Pascoli

Compre online Papelaria, Escritório, Informática, Brinquedo, Material de Consumo para empresas e mais. Tudo para sua empresa você encontra aqui!