O aproveitamento das águas pluviais tem sido uma prática cada vez mais adotada nos empreendimentos por se tratar de uma medida que resulta, em muitos casos, em razoável economia no dia a dia da edificação. Pode contribuir para a retenção das águas de chuva, reduzindo seu impacto imediato no sistema hidrográfico e, consequentemente, pode reduzir o risco de enchentes.
Paralelamente também reduz o volume de água a ser tratada. Obviamente tais benefícios surgirão somente quando uma razoável quantidade de edificações adotar esta prática. Trata-se portanto de uma medida de grande valor para o meio ambiente, pois é ecologicamente correta!
Objetivos
- Incentivar a população a fazer o aproveitamento correto da água de chuva;
- Fazer com que toda casa urbana tenha pelo menos um sistema simples de aproveitamento da água de chuva;
- Minimizar o escoamento do alto volume de água nas redes pluviais durante as chuvas fortes;
- Usar a água para irrigações nos jardins e lavagens de pisos externos. Assim, essa água vai infiltrar na terra e ir para o lençol freático, preservando o seu ciclo natural;
- Usar a água para lavagens de carros, máquinas e nas descargas no vaso sanitário.
Projeto realizado
No dia 10 de agosto de 2013 foi iniciado o Projeto 001.
O projeto consiste em captar a água da calha de um dos nossos centros de distribuição e armazená-la em um tanque de 30.000 litros. A água armazenada é utilizada na irrigação da horta e do jardim. Em uma chuva de intensidade média, com duração de 03 horas, o tanque é preenchido.
O maior benefício: 30.000 litros de água potável deixaram de ser usados na irrigação de plantas.
Entre em contato: aguas.pluviais@reval.net