O mês de maio é marcado por diversas campanhas de conscientização, como o Maio Amarelo, que prega a segurança no trânsito, e o Maio Laranja, contra a exploração sexual de crianças e adolescentes.
Pouca gente sabe que, na terceira quinta-feira do mês, é celebrado o Dia Mundial da Conscientização sobre Acessibilidade, e o Google fez uma importante contribuição para essa causa.
No dia 21 de maio a ferramenta anunciou novos recursos de acessibilidade para o Google Maps, que passará a destacar locais acessíveis com um ícone de cadeira de rodas ♿ no aplicativo para Android e iOS.
Assim, já que a acessibilidade ainda não é uma realidade na maioria dos espaços, o Google ajuda pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida a evitar deslocamentos até locais sem assentos, banheiros, entrada ou estacionamento adaptados.
Como utilizar a acessibilidade no Google Maps
O recurso é chamado de Accessible Places (“Lugares Acessíveis”, em tradução livre) e deve ser ativado nas configurações do Google Maps na opção Accessibility (Acessibilidade, em tradução livre).
Vale lembrar que a ferramenta de acessibilidade no Google Maps oferece outros recursos importantes, como o leitor de tela, os atalhos do teclado, o uso de TalkBack (disponível no Android para pessoas com deficiência visual) e o VoiceOver (disponível no iOS para pessoas com deficiência auditiva).
Também no dia 21, inclusive, o Google anunciou novos recursos para Android, como o Action Blocks, que permite que o usuário use o aparelho com mais agilidade; o Live Transcribe (Transcrição Instantânea), um app de reconhecimento de voz que expandiu o suporte de idiomas e agora permite que o usuário adicione termos para lugares e objetos; e o Sound Amplifier (Amplificador de Som), que melhora o áudio do smartphone e agora é compatível com fones Bluetooth.
O Google Maps também permite saber se existe transporte público acessível dentro da rota traçada pelo usuário. Basta seguir o passo a passo:
- Abra o Google Maps;
- Na barra de pesquisa, insira seu destino;
- Na lista de resultados, clique no local;
- Clique em “Rotas” e depois em “Transporte público”;
- Clique em “Opções”;
- Em “Trajetos”, clique em “Acessibilidade”;
- Escolha seu trajeto.
Acessibilidade na sua loja
Por enquanto, o recurso de Lugares Acessíveis está liberado apenas para Austrália, Estados Unidos, Japão e Reino Unido. Enquanto não chega ao Brasil aproveite para investir no seu estabelecimento e torná-lo acessível para que, em breve, ele se torne uma referência no Google Maps.
O Brasil conta com cerca de 45 milhões de pessoas com deficiência, segundo o último censo demográfico do IBGE, o que equivale a quase 25% da população. O número não é pequeno, e essas pessoas muitas vezes se frustram ao sair para almoçar fora ou comprar uma roupa e constatar que aquele espaço não pode atendê-las.
Acessibilidade no comércio não é luxo: é necessidade! Mas em uma sociedade que ainda se recusa a enxergar as pessoas com deficiência como potenciais consumidoras, investir em acessibilidade pode ser o grande diferencial do seu negócio. Reflita, pesquise, estude e converse com quem entende do tema para saber o que você pode fazer para mudar esse cenário.
Conteúdo criado por Sonobe Conteúdo, agência digital dedicada à redação, planejamento e consultoria em redação e marketing de conteúdo. Através de equipe certificada em jornalismo, marketing digital, SEO, roteiro, gestão e empreendedorismo, a Sonobe traz aos leitores e leitoras do Reval Blog novas perspectivas para os seus negócios.