Você sabe quais são as principais tendências em meios de pagamento em 2021?

Como a força mais transformadora em gerações, a pandemia levou a mudanças significativas na forma como as pessoas compram e pagam.

Essas novas tendências em meios de pagamento vieram para ficar e continuarão a moldar a realidade para comerciantes em 2021.

Separamos neste artigo cinco tendências principais de pagamento que são imperativas para lojistas entenderem, a fim de permanecerem competitivos e prosperarem nos seus negócios.

Embora cada mercado se desenvolva de maneira diferente, essas tendências seguem um tema consistente: as empresas precisam responder às preferências dos clientes à medida que evoluem e entregam experiências de comércio digital excepcionais.

As tendências encontradas neste relatório irão te ajudar a moldar sua estratégia e identificar tecnologias essenciais para posicionar melhor sua empresa para o crescimento – hoje e no futuro.

1. Cartões de débito e crédito

foto: criada por freepik

Segundo pesquisa da ABECS (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços), os pagamentos feitos por cartões de débito e crédito atingiram a marca de mais de 15 milhões em 2019, mostrando crescimento ininterrupto nos últimos 10 anos.

E sobre a participação dos setores nas compras com cartão de crédito, o comércio varejista é um dos destaques na pesquisa.

Cartão de débito: para o lojista só há uma desvantagem em comparação ao pagamento em dinheiro, uma taxa de administração é cobrada pelo banco. Para o consumidor é vantajoso visto que ele não precisará carregar dinheiro em espécie, oferecendo assim mais segurança.

Cartão de crédito: oferece segurança para o comerciante, visto que o banco assegura que ele receberá o valor cobrado. E para o consumidor, possibilita o parcelamento na hora da compra.

2. E-commerce

foto: criada por freepik

Entre janeiro e setembro de 2020, os pagamentos realizados por sites chegaram a mais de R$ 306 bilhões. Esse alto valor pode ser justificado pela pandemia, já que o comércio online foi uma das alternativas preferidas para o consumidor comprar em segurança.

De acordo com o eMarketer, 10.8 milhões de brasileiros fizeram sua primeira compra online em 2020. E há uma pesquisa que diz que 82% dos consumidores no Brasil estão dispostos a continuar comprando online mesmo após o fim da pandemia.

As pessoas passam muito tempo na internet, especialmente nas redes sociais. As redes não podem ser subestimadas e seu produto ou marca também tem que estar presente nesses ambientes.

Não só você pode vender por meio dessas redes sociais, mas também pode anunciar nelas.

3. Aproximação

foto: criada por freepik

Outra tendência que despontou na pandemia foi o pagamento por aproximação ou “tap to phone”, já que dessa forma não é preciso tocar em outras superfícies além do seu próprio aparelho. Este método é muito mais rápido e conveniente do que usar um cartão físico.

Os celulares e tablets se tornam terminais para pagamento, pequenos comerciantes conseguem utilizar essa forma de pagamento instalando aplicativos muito simples em seus aparelhos.

Os pagamentos por aproximação também oferecem mais segurança do que a tecnologia PIN, pois os dados criptografados são transferidos para o comerciante instantaneamente.

Para utilizar esse sistema o cliente precisa baixar o aplicativo, informar os dados do cartão, e pronto, é só passar o telefone em algum leitor, desde que o aparelho e a maquininha tenham a tecnologia NFC (comunicação de campo próximo).

4. Pix

imagem: Banco Central do Brasil

O Pix é uma das grandes tendências em meios de pagamento atualmente. O Banco Central criou essa alternativa a TED, DOC e aos cartões. Ela permite realizar transferências digitais, fazer ou receber pagamentos, e tudo instantaneamente.

Em uma pesquisa recente da Mastercard em parceria com a Kantar, foi mostrado que mais de 70% dos brasileiros simpatizam com a possibilidade de realizar pagamentos digitais instantaneamente. Outro dado interessante é que mais da metade das pessoas tem interesse em realizar pagamento por meio das redes sociais.

O Pix é um sistema fácil e prático de se utilizar, não necessita de nenhum aplicativo específico. Ele funciona pelo próprio aplicativo ou internet banking do seu banco.

O Pix pode ser utilizado para pagamentos digitais e transferências, entre:

  • Pessoas físicas;
  • Pessoas físicas e jurídicas e estabelecimentos comerciais (inclusive e-commerce);
  • Estabelecimentos em geral (como os pagamentos de fornecedores);
  • Pagamentos para instituições governamentais, como impostos e taxas.

5. Cartões pré-pagos

foto: criada por freepik

Segundo os dados da ABECS, até final de 2020 havia mais de 11 milhões de máquinas de cartão por todo o país. E houve um aumento de quase 50% nas vendas online com cartão de 2019 para 2020.

Os cartões pré-pagos vêm aparecendo como uma das tendências entre os pagamentos, tendo movimentado R$ 982,4 milhões no terceiro semestre de 2020.

O cartão pré-pago é uma opção mais segura do que dinheiro para o consumidor, pois se perdido ou roubado seu dinheiro pode ser recuperado.

Solicitar um cartão pré-pago é muito simples, não há verificação de crédito e não é necessário ter uma conta bancária. E é possível que os clientes façam compras online com ele.

Por que você deve apostar nessas tendências em meios de pagamento?

As empresas que adotarem as tendências neste relatório prosperarão no seu negócio e manterão uma vantagem competitiva.

Ao aceitar pagamentos sem contato e expandir as experiências de pagamento, as empresas atenderão às novas preferências dos clientes.

Ao incorporar tecnologia financeira em seu software e abraçar novas tendências em meios de pagamento, os negócios proporcionarão experiências excepcionais ao cliente e garantirão que todos os consumidores possam se beneficiar de seus produtos e serviços.


Conteúdo criado por Sonobe Conteúdo, agência digital dedicada à redação, planejamento e consultoria em redação e marketing de conteúdo. Através de equipe certificada em jornalismo, marketing digital, SEO, roteiro, gestão e empreendedorismo, a Sonobe traz aos leitores e leitoras do Reval Blog novas perspectivas para os seus negócios.





Gabriel Pascoli

Compre online Papelaria, Escritório, Informática, Brinquedo, Material de Consumo para empresas e mais. Tudo para sua empresa você encontra aqui!