Escolher o grampo para abastecer o grampeador parece uma missão simples, porém, existem especificações que devem ser consideradas antes da aquisição desse suprimento.

Mas afinal, como identificar os tipos de grampos?

foto: criada por freepik

A primeira observação deve ser feita em relação ao tipo de material que o grampo é fabricado. Há grampos galvanizados, que têm uma alta resistência e não enferrujam, e também de cobre, que têm revestimento isolante e anticorrosivo.

Outro fator para ser considerado, é o tamanho do grampo, cuja especificação está explícita na caixa.

Quais os tamanhos de grampo?

Os grampos têm uma grande variedade de tamanho, sempre identificada por dois números, como 26/6, 26/8, 24/8 e 23/8.

O primeiro número representa a espessura do grampo, sendo que, quanto menor o número, mais espesso é o arame, assim, o grampo 26/8 é mais fino que o grampo 24/8.

O segundo número é equivalente à perna do grampo em milímetros, ou seja, o grampo 26/6 tem uma perna de 6 milímetros, enquanto o 26/8 tem uma perna de 8 milímetros.

foto: criada por freepik

Como calcular o número de páginas grampeadas?

Ao ser utilizado, a perna do grampo representa cerca de 3 milímetros dobradas, logo, uma perna de 8 milímetros, terá uma área de 5 milímetros para prender as folhas; cada 10 folhas medem cerca de 1 milímetro, isto significa que uma área de 5 milímetros é suficiente para 50 folhas.

Um grampo 26/6 terá uma área de 3 milímetros para prender as folhas, indicado para 30 folhas.

Onde comprar os melhores grampos?

Agora que você já conhece as especificações dos grampos, você pode encontrar as melhores opções no site da Reval.

Por: Rafael Peloso (MTB: 63.784/SP)


Gabriel Pascoli

Compre online Papelaria, Escritório, Informática, Brinquedo, Material de Consumo para empresas e mais. Tudo para sua empresa você encontra aqui!