Apesar da alta concorrência de aparelhos tecnológicos, como tablets e celulares, o mercado de brinquedos deve movimentar R$ 9,8 bilhões em 2024 de acordo com as projeções da Abrinq (Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos).
As datas comemorativas, como Dia das Crianças e Natal, devem impulsionar a procura pelos brinquedos tradicionais e, também, pelas novidades do mercado.
Novos brinquedos e tendências
A Abrinq prevê o lançamento de 1.300 novos produtos para este ano e uma das grandes apostas são os brinquedos inclusivos e sensoriais, que proporcionam a oportunidade de crianças com baixa audição ou visão, autismo e até déficit de atenção participarem da diversão.
Os brinquedos que promovem o desenvolvimento e a interação social, como os tradicionais jogos de tabuleiro, ou que estimulem a criatividade também estão entre as tendências para esta temporada.
2023 em números
No último ano, os brinquedos do segmento de relações sociais representaram 17% do total de vendas; os carrinhos, as motos e as pistas temáticas corresponderam a 16,9% das aquisições; os triciclos, patinetes e patins, do segmento esportivo, representaram 15% e os jogos e bonecos, com 13,1%, fecharam o topo do ranking de vendas.
O principal mercado brasileiro foi o Estado de São Paulo, com 37,6% das compras, seguido por Santa Catarina, com 7,8%, e Minas Gerais, com 7,1% do total.
Revista Reval Kids
Como já se tornou tradição, a Reval preparou uma revista especial com as principais novidades do mercado de brinquedos. A Revista Reval Kids – que tem mais de 700 páginas – conta com mais de 4.700 produtos, mais de 100 fornecedores e 1.400 lançamentos. Confira!
Por: Rafael Peloso (MTB: 63.784/SP)