Há alguns anos já se dizia que se uma marca não está na internet ela não existe, e com as redes sociais isso se tornou ainda mais significante. Porém estar na internet não significa fazer bom uso dela, e muitas empresas, ao fazer uma busca rápida, se perguntam “por que meu site não está no Google?” ou por que só aparecem depois de pular algumas páginas.
A resposta é simples, mas complexa. Não entendeu? A gente explica: provavelmente seu site não tem aplicação de SEO, um conjunto de técnicas que o torna visível para o Google e, consequentemente, para o cliente. Entenda a importância dessa ferramenta e como fazer um bom site para alcançar seu público.
SEO: Por que meu site não está no Google?
O termo SEO vem de Search Engine Optimization, ou Otimização dos Mecanismos de Busca, em tradução livre. É um conjunto de ações que posicionam um site, blog ou landing page nos primeiros resultados de busca online em ferramentas como Google, Bing e Yahoo.
Os mecanismos de busca desses buscadores são capazes de reconhecer as técnicas de SEO e indicam o site como relevante para o usuário. Isso gera aumento no tráfego orgânico (acessos conquistados sem auxílio de anúncio pago) e autoridade, aumentando a credibilidade e chances de conversão em vendas.
Digamos que sua empresa vende móveis de madeira e você quer começar a vender online. Uma pesquisa por “móveis de madeira” no Google leva a mais de 61 milhões de resultados, tornando quase impossível se destacar frente a empresas gigantes.
Ao invés de perguntar “por que meu site não está no Google?” pergunte-se o que pode ser feito para melhorar o posicionamento da sua empresa. É aí que entra o SEO, que influencia os algoritmos dos buscadores seguindo uma palavra-chave pesquisada, definindo um ranking de sites, blogs e páginas mais influentes.
Palavras-chaves e Google Adwords
Após digitar um termo no campo de pesquisa, ocorre o processo de rastreamento, no qual os robôs identificam o site por meio de algoritmos que definem a priorização e frequência de indexação do site.
Depois, ocorre a indexação, na qual o robô leva em conta o conteúdo, data de publicação, dados estruturados, região do site, etc. Por fim, surgem os resultados mais relevantes para o usuário. Tudo isso em questão de pouquíssimos segundos.
O caminho é longo e envolve mais de 200 fatores de ranqueamento; tá vendo como responder o porquê seu site não está no Google é mais complexo do que parece? Entre os fatores mais simples de compreender e aplicar está a palavra-chave.
Ao invés de procurar por “móveis de madeira” pesquise por “móveis de madeira planejados”. O número de páginas diminui para mais de 25 milhões, o que ainda é muito, então tente “móveis de madeira planejados em Capivari”. Pronto: o número de resultados caiu para 305 mil.
Escolher as palavras-chaves deve levar em conta uma série de fatores, sendo o volume de busca o principal. “Móveis de madeira” tem um volume muito superior a “móveis de madeira planejados em Capivari”, portanto, ao escolher a primeira opção, é preciso levar em conta que será mais difícil ranquear seu site no Google e em outros buscadores.
E não para por aí…
Além da curadoria de palavras-chave, outros fatores a se pensar são persona, concorrência, intenção de compra e custo por clique.
O Google Adwords, plataforma de publicidade do Google e a mais famosa de mídia paga da internet, pode te ajudar a selecionar as palavras-chaves ideais para seu negócio e quais devem ser deixadas de fora. Além disso, investir nele é uma excelente opção para trazer mais tráfego ao seu site.
Este é um pequeno resumo dos motivos pelos quais, provavelmente, o seu site não está no Google. Nesse ponto, fica clara a importância de contar com auxílio profissional para formular a sua presença online. Uma pessoa capacitada saberá levantar os dados necessários para a criação de uma estratégia eficiente para o seu negócio!
Conteúdo criado por Sonobe Conteúdo, agência digital dedicada à redação, planejamento e consultoria em redação e marketing de conteúdo. Através de equipe certificada em jornalismo, marketing digital, SEO, roteiro, gestão e empreendedorismo, a Sonobe traz aos leitores e leitoras do Reval Blog novas perspectivas para os seus negócios.