Foroni completa mais de 90 anos de sucesso focada no desenvolvimento de linhas licenciadas
Foi no ano de 1924 que o casal de imigrantes italianos Primo e Yolanda Foroni deu início a uma pequena fabricação de cadernetas artesanais em São Paulo. Começava aí a construção de um império familiar firme e sólido que hoje carrega mais de 90 anos de sucesso.
Hoje, em sua terceira geração de administração, a empresa investe em muitas inovações para continuar crescendo no segmento. Atualmente sua produção é de mais de 200 mil cadernos por dia em sua sede localizada no bairro da Mooca, na capital paulistana.
Sempre atenta em oferecer produtos que atendam aos desejos dos diferentes perfis de consumidores, desde o infantil, pré-escolar, tweens, teens até o adulto, a Foroni atua com foco no segmento de cadernos escolares, onde o grande destaque vai para a linha de licenciamentos de marcas nacionais e internacionais, que hoje contabilizam cerca de 50 marcas famosas e reconhecidas pelo público em geral e mais de 30 marcas próprias.
O sucesso das licenças tem uma trajetória expressiva para a empresa que, em 1999, licenciou a primeira marca, a do desenho animado Pica-Pau. Nos anos seguintes emplacou e passou a trabalhar com grandes parceiros como Disney, Mattel, Warner Bros. e Ferrari.
Hoje as licenças respondem por aproximadamente 45% do faturamento da empresa, que trabalha incansavelmente na criação de novas parcerias que, através de magia e diversão, agradam em cheio os consumidores brasileiros.
Linha do tempo Foroni, com conquistas importantes de licenciamentos:
- 1999 – Pica-Pau
- 2002 – Homem Aranha
- 2003 – Turma da Mônica
- 2004 – O Rei Leão, primeira licença Disney da empresa
- 2005 – Meninas Superpoderosas
- 2006 – Mickey
- 2007 – Moranguinho
- 2009 – Barbie
- 2011 – Justin Bieber
- 2013 – Galinha Pintadinha
- 2014 – Meu Malvado Favorito
- 2015 – Ferrari e Peppa
“A Foroni possui foco em licenciamento. Os cadernos licenciados representam um maior volume de vendas e nós somos uma empresa apta a trabalhar com este tipo de produto. Conseguimos produzir cadernos de alta qualidade e diferenciados no mercado”. – Marici Foroni – Diretora de Marketing da empresa.
Além do alto investimento em licenciamentos, desde 2009 a empresa passou a considerar o verdadeiro valor do conceito sustentável, e deu início a um grande processo de inovação e transformação e, hoje, 100% de todos os artigos são produzidos somente com papéis ecológica e socialmente corretos.
É por isso que todos os artigos da empresa recebem o selo de certificação FSC (Forest Stewardship Council – Conselho de Manejo Florestal), que é a garantia de que toda matéria-prima utilizada no processo, deste a extração até a comercialização, foi proveniente de florestas manejadas de forma ambientalmente responsável.