Diversos aparelhos eletrônicos dependem de pilhas para funcionar. Controles remotos, teclados e mouses de computadores, brinquedos, lanternas, são alguns exemplos de utensílios que necessitam deste dispositivo.
Afinal, o que é uma pilha?
A pilha transforma uma energia química em energia elétrica; foi inventada pelo italiano Alessandro Volta, no fim do Século XVII, e recebeu esse nome porque era um sistema formado por discos de zinco e cobre empilhados e separados por algodão, que recebia um composto de cloreto de sódio (sal) e água, provocando, assim, uma corrente elétrica.
A invenção italiana foi aprimorada anos depois pelo britânico John Frederic Daniell, que substitui os discos por eletrodos submersos em uma solução salina composta por sulfato de cobre e sulfato de zinco.
O aprimoramento britânico permitiu que o fluxo de energia fornecido pela pilha fosse maior e, com o tempo, novas evoluções aconteceram e, hoje, existem três tipos principais de material para a fabricação do dispositivo: zinco, alcalina e lítio.
Pilha de Zinco
O zinco ainda é um material utilizado em pilhas. Atualmente, uma placa de zinco fica em contato com óxido de mercúrio e hidróxido de potássio, o que proporciona voltagem de cerca de 1,35 volts.
As pilhas de zinco têm uma alta durabilidade e são indicadas para aparelhos pequenos, como relógios, controles remotos e calculadoras. Encontre as melhores pilhas de zinco na Reval.
Pilha Alcalina
A pilha alcalina proporciona 50% – e até 100% – de energia a mais em comparação às pilhas de zinco. Esse alto desempenho acontece por conta de sua composição, que tem hidróxido de sódio ao invés de mercúrio em sua fórmula.
Com o alto desempenho, as pilhas alcalinas são indicadas para brinquedos, controles de videogames, rádios, câmeras fotográficas e lanternas. No site da Reval, você encontra as melhores opções de pilhas alcalinas.
Pilha de Lítio
A composição deste modelo consiste em uma placa de lítio (um tipo de metal leve) e complexo de iodo. Essa fórmula proporciona uma pilha leve e com uma durabilidade que pode chegar até 10 anos.
As pilhas de lítio estão disponíveis em vários tamanhos, formatos e voltagens e, por conta da sua durabilidade, é indicada para chaves de carro, termômetros digitais, balanças e relógios de pulso. Veja as melhores opções na Reval.
Faça o descarte correto
As pilhas e baterias, se descartadas sem o devido cuidado, poluem o meio ambiente e intoxicam seres humanos e animais.
A Reval, por meio do REVs, seu programa de sustentabilidade, promove a coleta e descarte corretos de pilhas e baterias. Você, cliente Reval, basta entregar as pilhas usadas ao motorista Reval.
Por: Rafael Peloso (MTB: 63.784/SP)