O presidente da ABFIAE (Associação Brasileira de Fabricantes e Importadores de Artigos Escolares), Sidnei Bergamaschi, participou do programa Cidade 360º, veiculado pela emissora de rádio 96 FM, de Bauru, principal município da região centro-oeste do Estado de São Paulo.
Na pauta, o programa Cartão Material Escolar (CME), que prevê a substituição das tradicionais licitações para compra do material escolar por Prefeituras e Governos de Estado para um repasse direto aos alunos.
“O trabalho da nossa associação é divulgar essa iniciativa porque é relevante e fortalece o comércio local. E fortalecer os pequenos e médios empreendimentos do setor é uma das principais bandeiras na nossa associação”, destacou Sidnei Bergamaschi, em sua entrevista.
Cartão Material Escolar (CME)
Com o programa Cartão Material Escolar (CME), o recurso público que seria investido na aquisição dos materiais escolares via licitações públicas é destinado aos alunos matriculados na rede pública de ensino.
Por meio do CME, cada estudante recebe uma porcentagem proporcional do montante do erário empenhado para esta finalidade e pode comprar o material que desejar nos estabelecimentos comerciais credenciados pelo Poder Público.
“Esse é um processo de cultura, de pensar que a gente pode fomentar o comércio local e fazer as parcerias que possam estimular que a compra do material escolar chegue no nosso cliente final, que é a criança e as pessoas impactadas diretamente”, destacou Aline Fogolin, Relações Institucionais da ABFIAE, que também participou do programa Cidade 360º.
Grande adesão ao CME
O CME é um programa que já foi implementado por Prefeituras e Estados Brasileiros, sendo um case de sucesso em todas as localidades.
“Brasília já implantou o programa há oito anos em todo o Distrito Federal; o Governo do Estado do Maranhão também já implementou há vários anos; Foz do Iguaçu, Balneário Camboriú, São Caetano, enfim, são vários casos de sucesso, e o mais relevante para nós, é a cidade de São Paulo”, enfatizou Sidnei Bergamaschi, durante o programa de rádio.
Sobre a ABFIAE
A Associação Brasileira de Fabricantes e Importadores de Artigos Escolares nasceu em 2011 para representar a indústria e os importadores de artigos de papelaria; atualmente conta com as principais empresas fabricantes e importadores de instrumentos de escrita, mochilas, lancheiras e acessórios de informática entre os associados.
Além da expansão do CME, a ABFIAE também atua no combate da elevada carga tributária imposta sobre os produtos do segmento de papelaria em todo o país.
Por: Rafael Peloso (MTB: 63.784/SP)