Mais um Município do Estado de São Paulo aprovou a utilização do Cartão Material Escolar (CME).
Este ano, os vereadores de Limeira, cidade de mais de 290 mil habitantes que fica a cerca de 150 km da capital paulista, propuseram a implementação do programa na rede municipal de ensino.
A Câmara de Limeira defende que o Cartão Material Escolar irá promover a cidadania por meio da educação e também fomentar o comércio local, inclusive refletindo na geração de empregos.
Os vereadores justificam, ainda, que o fornecimento de crédito para a aquisição dos itens dará mais liberdade ao aluno, irá suprir possíveis atrasos na entrega dos materiais adquiridos via licitação e evitará que sejam entregues produtos de má qualidade aos estudantes.
O Cartão Material Escolar (CME) é um programa consolidado e vigente na rede pública de ensino de cidades como São Paulo e Brasília e de Estados, como Maranhão, que aderiu ao projeto em 2015.
Como instituir o programa na sua cidade?
A implantação começa com a apresentação de um projeto à Câmara Municipal de Vereadores, órgão responsável pela análise e aprovação de iniciativas desta natureza.
Para aumentar as chances do voto favorável, é essencial conseguir apoio de entidades, como Associações Comerciais. Um diálogo produtivo entre comerciantes e Poder Público, apresentando os benefícios do programa, aumenta as possibilidades para aprovação dos vereadores e a implementação no seu município.
No blog da Reval, você encontra diversas publicações sobre o tema. Veja aqui.
Por: Rafael Peloso (MTB: 63.784/SP)