Tivemos a oportunidade de conversar com uma colaboradora que participou da Gincana para o Dia da Crianças, contribuindo com a doação de 136 litros de óleo.

Foi um bate papo agradável e cheio de surpresas, considerando tudo o que está envolvido, e que precisamos compartilhar com vocês.

Uma das curiosidades era saber de onde saíram tantos litros de óleo em um espaço tão pequeno de tempo. Saber o que ela sentiu em participar deste momento, o por quê de tamanho envolvimento, como entendia os projetos aqui desenvolvidos, e ela nos surpreendeu com sua história.

O óleo veio de uma cidade próxima a Itapuí, do comércio de sua mãe. Este óleo habitualmente é doado ao Hospital Amaral Carvalho, de Jaú, referência no tratamento de câncer. Porém, a colaboradora sempre está presente na lista do descarte correto deste resíduo, que é realizado mensalmente pelo projeto da Reval De Óleo na Sustentabilidade, mas com uma quantidade de óleo menor.

Ela relatou ter solicitado à sua mãe autorização para trazer uma parte para a Gincana, considerando ser uma brincadeira que crianças (seus filhos e filhos de colegas da empresa onde trabalha) seriam beneficiadas, e com muito brilho no olhar disse que a mãe lhe fez uma ressalva…

 

“Filha, você tem certeza que é para o benefício de muitos e não só seu? Se for para muitos, pode levar…”

 

A colaboradora cresceu com sua mãe orientando que não se deve jogar o óleo fora, que existe um reaproveitamento, mas não tinha conhecimento que este reaproveitamento ia além do sabão caseiro. Ficou surpresa com as informações que recebe através dos informativos distribuídos pela Reval e também assustada com o tamanho estrago que o óleo faz na natureza. Falou também sobre outros projetos que consegue colaborar, como o É Tempo de Mudar (plástico e lixo eletrônico) e também o Bazar Fashion (reaproveitamento de roupas).

Os kits que ela recebe pela doação do óleo é uma ajuda no orçamento doméstico, considerando ter 2 filhos com 11 e 9 anos, que praticamente têm o material escolar tirado desses kits. Sua infância foi difícil, seus pais batalharam muito, e eles ensinaram a dividir, mesmo o pouco, porque o seu próximo também tem o direito de sorrir. 😀

Em outro momento, se tivesse trazido esta grande quantidade de óleo, ela gostaria de dividir os kits com famílias carentes que enfrentam dificuldades que ela já passou, incluindo uma irmã.

Sobre a gincana e a comemoração do Dia das Crianças, ela elegeu como a MELHOR já realizada. Ela adorou brincar com seus filhos, ver que há coisas simples que se pode fazer em casa. Ela está brincando muito mais com suas crianças, houve uma maior aproximação entre eles, e um deles chegou a dizer: “Mãe, você está ficando adolescente… rs”.

Ressaltou ainda que o ambiente de trabalho durante este período ficou muito agradável, os anúncios de qual equipe estava na frente na gincana a motivava muito. As crianças em sua casa esperavam por sua chegada querendo notícias das parciais (“E aí, quem está na frente?”), e pediam doações aos parentes e vizinhos. Tudo virou uma loucura muito agradável.

Ela não escondeu a alegria com a premiação, pois foi aniversário de um dos seus meninos e a comemoração foi no Pacu Aqua Park (local da premiação), novo para eles.

Se o objetivo da conscientização foi atingido? Com certeza!

rodape_projetos_sustentaveis_2016


Gabriel Pascoli

Compre online Papelaria, Escritório, Informática, Brinquedo, Material de Consumo para empresas e mais. Tudo para sua empresa você encontra aqui!