Febre nos anos 70, no auge do hippie chic, o Tie-Dye vem reconquistando espaço no mundo da moda desde o ano passado, quando apareceu nas coleções de grandes marcas durante os desfiles de primavera/verão em Nova York.

Daí para cair nas graças de quem adora um “faça você mesmo” não demorou nada e, assim, de tendência de moda para as grandes grifes, a técnica se transformou em oportunidades para lojistas, microempreendedores e consumidores que não dispensam a chance de usarem roupas e acessórios exclusivos, totalmente customizados.

O que é Tie-Dye

Em tradução literal, o termo vem do inglês “amarrar-tingir” e a técnica consiste, justamente, nisso: fazer amarrações em tecidos lisos e, em seguida, tingi-los de uma ou mais cores, sem preocupação com a uniformidade – inclusive, quanto menos uniforme, melhor.

A mistura de cores e o aspecto de roupa “manchada” trazem um tom de liberdade e descontração ao visual, servindo-se como expressão cultural e artística daqueles que o adotam.

Mergulho na história

Símbolo do movimento hippie dos anos 60 e 70 e fortemente relacionada à contracultura, a Tie-Dye vem de muito, muito antes disso, estando atrelada às culturas do Japão, China, Índia, Peru e diversos países africanos há centenas de anos. Em cada local, a técnica que torcer ou amarrar o tecido se difere, assim como a origem dos pigmentos.

Conhecida como “bandhani” na Índia, é feita com tingimentos naturais, como a casca da cebola.

É evidente, no entanto, que fazer parte da cultura hippie americana não significava presença nas passarelas – muito pelo contrário. Através de influência de estilistas que prezavam pela falta de simetria e “quebra das regras” como Vivienne Westwood, uma das grandes mentes por trás do movimento punk, a Tie-Dye chegou aos holofotes da moda somente nos anos 90.

Como aproveitar a tendência?

A técnica é perfeita para se fazer em casa por um motivo: é muito simples e requer materiais básicos, facilmente encontrados no comércio. Neste sentido, oferecer ao seu cliente um bom mix de opções para a customização perfeita – desde os corantes Tupi, tintas para tecido e silk da Acrilex até elásticos, barbantes, bisnagas, tesouras e pincéis – podem ser um ótimo passo.

Montar kits com todos os materiais necessários também é uma boa pedida, direcionando a venda de produtos genéricos para esta aplicação específica. Quer inovar mais ainda? Que tal uma live no Instagram para ensinar o passo-a-passo ou, até mesmo, um tutorial em fotos enviado pelo WhatsApp dos clientes?

Peça fotos dos resultados e compartilhe nas redes sociais da loja.

Brincadeira para a criançada

Na ausência de aulas presenciais, os pais têm buscado distrações para os seus pequenos e, no Tie-Dye, pode-se encontrar uma boa opção. Os produtos são atóxicos e não oferecem risco, servindo como uma opção de lazer para toda a família.

Para fazer o seu Tie-Dye

Estampa em espiral: Essa é uma das técnicas mais básicas e também uma das preferidas.

• Coloque a camiseta ou moletom em cima de uma mesa. Depois, ponha o seu dedo indicador e o polegar no meio da camiseta. Comece um movimento circular, formando uma espiral e fazendo a camiseta enrolar ao redor do centro.

• Quando você tiver formado uma espiral com a camiseta toda, use um barbante para segurar a camisa nessa posição. Será preciso formar no mínimo seis seções. Logo, use no mínimo 3 barbantes para prender a camiseta. Ela vai ficar mais ou menos arredondada e apresentar “fatias de pizza” por causa do barbante.

• Para uma estampa mais complexa, use mais barbantes. Confira se todos eles se cruzam no centro. Você pode criar espirais múltiplas criando seções menores usando o método explicado acima.

• Se a camiseta começar a ficar com vincos, desfaça-os. A camiseta deve ficar em espiral, mas ainda assim ficar achatada sobre a mesa.


Conteúdo criado por Sonobe Conteúdo, agência digital dedicada à redação, planejamento e consultoria em redação e marketing de conteúdo. Através de equipe certificada em jornalismo, marketing digital, SEO, roteiro, gestão e empreendedorismo, a Sonobe traz aos leitores e leitoras do Reval Blog novas perspectivas para os seus negócios.





Gabriel Pascoli

Compre online Papelaria, Escritório, Informática, Brinquedo, Material de Consumo para empresas e mais. Tudo para sua empresa você encontra aqui!