A medicina preventiva tem como foco evitar doenças e lesões ao invés de tratar o problema quando já está em estágio avançado. Dentro desse universo está a puericultura, uma área da ciência que faz parte da pediatria dedicada ao desenvolvimento infantil saudável.

Também chamada de subespecialidade da pediatria, a puericultura é focada no acompanhamento integral da saúde e doenças de crianças e adolescentes por meio da análise do desenvolvimento físico e motor, da linguagem, da afetividade e da aprendizagem cognitiva.

Puericultura: o que é e benefícios

foto: criada por freepik

Pais e mães possuem muitas dúvidas e medos. No início, questões como “meu bebê só dorme algumas horas por noite” ou até “ele chora muito” podem assustar, mesmo sendo (na maioria das vezes) completamente normais e esperadas.

Com o tempo, as dúvidas e receios continuam e até aumentam. “Meu bebê ainda não engatinha”, “por que ela não come os vegetais?” ou “nessa idade o irmãozinho já falava e ele mal balbucia algumas palavras” continuam a preocupar.

A puericultura observa os aspectos físicos e as relações entre a criança ou adolescente e aqueles que os rodeiam para detectar antecipadamente possíveis distúrbios nutricionais, de crescimento ou psicomotores.

Dessa forma, falhas ou atrasos no desenvolvimento podem ser tratados antes de se tornarem problemas irreversíveis e é possível intervir em doenças antes que se agravem.

Vale frisar que o pediatra dedicado à puericultura também oferece supervisão em assuntos como higiene, alimentação e comportamento adequados, além de fiscalizar a vacinação básica e atuar na prevenção de doenças.

Etapas da puericultura

foto: criada por freepik

Segundo especialistas, o acompanhamento deve ser feito desde os primeiros dias de vida do bebê até o final da adolescência para garantir o desenvolvimento saudável completo.

A puericultura é muito importante nos primeiros meses de vida para detecção de sinais de doença e suporte quanto à amamentação, vacinação, atenção ao peso e altura e prevenção de acidentes.

Brinquedos e brincadeiras que trabalham o desenvolvimento infantil em cada fase, com estimulações sonoras, visuais e táteis, são de grande ajuda para garantir o crescimento saudável e complementar as práticas de medicina preventiva e é importante que você, lojista, tenha atenção a isso. Fique de olho e confira nossas próximas matérias sobre o tema!

Conteúdo criado por Sonobe Conteúdo, agência digital dedicada à redação, planejamento e consultoria em redação e marketing de conteúdo. Através de equipe certificada em jornalismo, marketing digital, SEO, roteiro, gestão e empreendedorismo, a Sonobe traz aos leitores e leitoras do Reval Blog novas perspectivas para os seus negócios.




Gabriel Pascoli

Compre online Papelaria, Escritório, Informática, Brinquedo, Material de Consumo para empresas e mais. Tudo para sua empresa você encontra aqui!