Datas comemorativas podem e devem ser exploradas pelo comércio para alavancar as vendas e o Dia das Mães está entre os três períodos de maior faturamento do ano, atrás apenas do Natal e da Black Friday.

O apelo emocional é forte, não sendo raras as propagandas e ações que despertam lágrimas dos consumidores. Por ser um período onde praticamente todas as lojas estão trabalhando o mesmo tema, pode ser difícil se destacar, e por isso é importante se manter atualizado.

Atenção às mudanças de valores e conceitos

foto: criada por freepik

Os valores sobre a maternidade mudaram muito. É essencial valorizar a mulher por trás da mãe, que tem suas vontades, necessidades e desejos assim como qualquer pessoa, mas que por muito tempo foi calada para priorizar os filhos.

A imagem maternal de anos atrás já não se encaixa nos moldes de 2019. A mulher que decide ser mãe pode também trabalhar fora, se divertir com os amigos, namorar, tirar um dia para descansar, comprar uma roupa para si mesma, viajar, cometer extravagâncias e ainda assim valorizar e amar incondicionalmente seus filhos.

Portanto, nada de enaltecer a figura que abandona tudo para cuidar dos pequenos! Embora muitas mães se encaixem nesse perfil, é preciso pensar em um público mais amplo, formado por mulheres solteiras, casadas, divorciadas e viúvas, que criam seus filhos de diferentes formas e levando diferentes estilos de vida.

Dia das Mães: como enaltecer os diferentes perfis?

foto: criada por freepik

Muitos comerciantes ainda insistem em tratar as clientes que são mães como uma figura única, sem características, personalidades e histórias distintas. No geral, o foco acaba sendo a mãe que faz de tudo pelo filho mesmo que esteja exausta, sempre com um sorriso no rosto e sem perder, por nenhum minuto, a paciência e a compostura.

O problema é que esse perfil não corresponde à maioria das mulheres. Mães têm vida própria e, assim como qualquer pessoa, vivem dias bons e ruins, sentem cansaço, tristeza e raiva, choram de frustração, se perguntam se estão no caminho certo e gostariam de tirar alguns momentos para si mesmas.

É aí que sua loja pode se destacar! Saber quais os desejos da mulher por trás da mãe é uma ótima forma de se diferenciar frente à concorrência e mostrar que se importa com seu público-alvo.

Ao invés de simplesmente abaixar o preço das blusas ou dar desconto em eletrodomésticos (aliás, grande erro apostar nesse segmento durante a data), ofereça experiências diferenciadas nessa data tão especial.

Eu mereço 🙂 foto: criada por freepik

Imagine, por exemplo, o impacto que terá uma ação onde as mães que vierem à loja em determinado dia da semana ganharão sais de banho ou uma bomba efervescente para relaxarem no banho depois de um dia exaustivo?

Ou que tal oferecer um bate-papo de Dia das Mães sobre maternidade com outras mulheres, com direito a comes e bebes para uma troca de experiências divertida? O bom e velho sorteio também é uma boa opção, principalmente se for para um dia de spa ou uma diária em um hotel.

Restaurantes podem oferecer uma sobremesa ou bebida especial para as mães. E claro, os filhos devem se lembrar que nesse dia elas merecem um descanso, portanto está fora de cogitação qualquer proposta que envolva muito trabalho. As datas tradicionais devem ser repensadas anualmente pelo comércio, adaptando-as para os valores vigentes e prezando pela novidade e pela diferenciação. O Dia das Mães, nesse caso, é uma grande chance de se destacar e mostrar que seu negócio está aberto aos novos tempos.


Conteúdo criado por Sonobe Conteúdo, agência digital dedicada à redação, planejamento e consultoria em redação e marketing de conteúdo. Através de equipe certificada em jornalismo, marketing digital, SEO, roteiro, gestão e empreendedorismo, a Sonobe traz aos leitores e leitoras do Reval Blog novas perspectivas para os seus negócios.


Reval Blog

Papelaria, Escritório, Informática, Eletroeletrônicos, Brinquedos, Artesanato, Presentes, Festas e Descartáveis. Ligue 0800-701-1811.

Deixe uma resposta