Churrasco, futebol, happy hour, almoço de domingo ou noitada com os amigos. Seja qual for a ocasião, a cerveja tem presença garantida na casa de milhares de pessoas, e o Brasil é um dos principais consumidores da bebida. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Cerveja, em 2017 foram 14,1 bilhões de litros de cerveja produzidos.

E a cerveja tem motivos de sobra para honrar o apelido de ouro líquido: em 2017 o faturamento do setor foi de R$ 107 bilhões. Já dá para esperar números ainda mais altos no fim de 2020, ano em que o consumo de cerveja aumentou devido ao isolamento social.

Foi pensando nessa dobradinha de amor pela cerveja e quarentena que a Science of Beer oferece um kit completo de estudos sobre conhecimento cervejeiro para quem quer aproveitar o período se aprofundando em um assunto que ama – e, quem sabe, descobrir uma nova profissão.

Science of Beer: “Eu ensino cerveja!”

foto: Science of Beer

Com sede em Florianópolis (SC), o Science of Beer é dedicado à formação de pessoas para o novo cenário de cervejas no país, além de oferecer cursos e workshops para apreciadores e consultorias para eventos e estabelecimentos ligados ao universo da bebida.

A instituição existe desde 2010 e já formou turmas pelo Brasil todo. Desde 2017 passou a expandir o trabalho para a América Latina. A ideia agora é avançar para Europa e Estados Unidos, já que o trabalho vem sendo realizado de forma itinerante.

Conteúdo gratuito dá lucro?

foto: Science of Beer

Disponibilizar conteúdo gratuito pode parecer que a instituição está na contramão do crescimento, mas a Science of Beer foi criada para tornar a paixão nacional uma profissão e fazer com que os apaixonados aprendam a desfrutar com mais prazer do sabor milenar.

Isso não seria possível sem democratizar o ensino da cerveja no país, principalmente em um período em que as pessoas se viam ansiosas quanto ao futuro e dispostas a aprender coisas novas.

O período de gratuidade, restrito aos cursos de Avaliação Sensorial de Cervejas e Escola Belga, se encerrou em maio, mas ainda é possível baixar e-books, guias e outros materiais produzidos pela instituição – desde os mais básicos, como Guia de Harmonização de Cervejas e Queijos, até a Apostila de Aromas e Sabores, além de um guia de profissões no mercado cervejeiro.

Isolamento não é férias, mas mesmo estando em casa você pode continuar fazendo testes sensoriais para aumentar seu vocabulário de aromas e sabores”, disse a CEO da Science of Beer, Amanda Reitenbach, em matéria publicada pelo Beer Art – Portal da Cerveja.

Pergunte-se

Como tornar minha marca conhecida fora do meu nicho?

Os cursos da Science of Beer não são baratos e atendem a uma parcela específica de mercado. Só o curso de sommelier de cerveja custa R$ 3.890,00, o que o torna inacessível para grande parcela da população.

Ao invés de enaltecer os benefícios e vantagens do curso, a instituição apostou em uma degustação durante um período em que as pessoas puderam se dedicar aos estudos, descobrir um novo hobby e até repensar a vida profissional.

Para baixar o material é preciso informar nome e e-mail, que ficam registrados em um banco de dados e são usados para envio de novidades.

No futuro, quem nem conhecia o trabalho da Science of Beer pode se tornar aluno ou contratar os serviços da instituição.

Como conseguir resultados em curto, médio e longo prazo?

Sem os cursos presenciais e a participação em eventos, a Science of Beer se viu em uma situação delicada e que poderia facilmente gerar pânico. A ideia de oferecer o conteúdo gratuito para colher novos contatos e, no futuro, conquistar novos alunos e clientes precisou ser criada com calma – mas trouxe resultados positivos!

É comum que, na hora do desespero, as empresas invistam em estratégias como baixar absurdamente os preços ou fazer promoções de última hora. Cabeça fria é a chave para encontrar soluções criativas e com resultados acima da média.


Conteúdo criado por Sonobe Conteúdo, agência digital dedicada à redação, planejamento e consultoria em redação e marketing de conteúdo. Através de equipe certificada em jornalismo, marketing digital, SEO, roteiro, gestão e empreendedorismo, a Sonobe traz aos leitores e leitoras do Reval Blog novas perspectivas para os seus negócios.





Gabriel Pascoli

Compre online Papelaria, Escritório, Informática, Brinquedo, Material de Consumo para empresas e mais. Tudo para sua empresa você encontra aqui!