No Brasil, segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, há mais de 13 milhões de diabéticos, o que representa 6,9% da população. Marina Barros, criadora da Diabética Tipo Ruim, é uma dessas pessoas.

Marina escreve para o blog de mesmo nome há alguns anos, o qual se tornou uma espécie de diário sobre a rotina de um diabético. Nos últimos anos ela lançou livro e a loja virtual com foco nesse público-alvo bem delimitado e com necessidades muitas vezes desconhecidas por quem não tem a condição.

Diabética Tipo Ruim: uma marca com propósito

foto: Diabética Tipo Ruim

A diabetes acontece quando o corpo não produz insulina suficiente ou não é capaz de absorver adequadamente o que foi produzido. A insulina é o hormônio que regula a glicose no sangue e, quando seu nível é alto, o paciente pode desenvolver complicações cardíacas, vasculares, renais, nos nervos e nos olhos.

Marina foi diagnosticada aos 15 anos com diabetes tipo 1, que aparece geralmente na infância ou adolescência e exige o uso de insulina injetável, além de uma alimentação saudável, prática de exercícios físicos e, em alguns casos, medicação complementar.

Após conviver com a doença por quase 17 anos, ela decidiu compartilhar suas experiências no blog e conquistou uma legião de seguidores com os mesmos dilemas.

Seus textos deram origem ao livro de crônicas Diabética Tipo Ruim, que narra “o drama do diagnóstico do diabetes, as dores de quem convive com a doença ao longo dos anos, o medo do futuro desconhecido e a busca por pequenas felicidades diárias”.

A loja mais diabética da internet

Firme no propósito de falar sobre o lado emocional da doença e ajudar diabéticos, amigos e familiares a lidar com o problema, Marina lançou a loja com o mesmo nome do blog – como ela mesma diz, “a loja mais diabética da internet!”.

“A loja surgiu da necessidade de ter produtos bacanas que sejam os porta-voz da nossa doença. Aqui você vai encontrar produtos que tem um único propósito: incentivar a aceitação da doença e tornar o seu tratamento mais fashion, além de mais leve!”, explica.

A lojinha vende desde camisetas e canecas até glicosímetros, canetas e bombas de insulina, produtos para alerta médico e o aparelho para monitoramento de glicose. Cases e adesivos são alguns dos produtos mais populares para enfeitar os aparelhos usados diariamente.

Todos os produtos carregam mensagens de aceitação e conscientização. “Usando a moda ao nosso favor é muito mais fácil conviver com os cuidados diários de uma forma muito mais leve”, diz Marina.

A loja Diabética Tipo Ruim também oferece cursos, e-books, jogos educativos e máscaras. A ideia é que todos que utilizem a marca sejam propagadores de informações para quebrar a corrente do preconceito.

Pergunte-se…

Sua marca conscientiza ou apenas vende?

O consumidor moderno busca mais do que preço baixo. É preciso ter propósito e ser fiel aos valores. Marcas que buscam contribuir para a sociedade e crescer de forma sustentável ganham pontos.

A Diabética Tipo Ruim mostra que não é preciso investimentos absurdos para propagar informação e fazer a diferença. Adesivos e capinhas de celular são suficientes para começar uma conversa e diminuir a ignorância em torno de um tema tão importante.

Quem se sente representado pela sua marca?

Em pleno 2020, padrões irreais não podem fazer parte do seu nicho. É preciso entender o como chegar ao público que mais entende do assunto: seus próprios clientes, com suas dores, desejos e necessidades.

A Diabética Tipo Ruim investe em um público que costuma ser representado de forma fria e mostra que, além de propagar informação, qualquer um pode ser estiloso, divertido e fashion, mesmo que precise de uma bomba de insulina carregada em um estojo.

Quais nichos de mercado precisam ser atendidos?

O mercado está cheio de empresas que vendem os mesmos produtos e serviços, enquanto diversos públicos não encontram o que precisam para suprir suas necessidades básicas. Que tal priorizar esses potenciais consumidores?


Conteúdo criado por Sonobe Conteúdo, agência digital dedicada à redação, planejamento e consultoria em redação e marketing de conteúdo. Através de equipe certificada em jornalismo, marketing digital, SEO, roteiro, gestão e empreendedorismo, a Sonobe traz aos leitores e leitoras do Reval Blog novas perspectivas para os seus negócios.





Gabriel Pascoli

Compre online Papelaria, Escritório, Informática, Brinquedo, Material de Consumo para empresas e mais. Tudo para sua empresa você encontra aqui!