Alinhado às pautas da sustentabilidade, o conceito de menos é mais ganha força a cada ano e leva a reflexões sobre a real necessidade de acumular tanto.

O bombardeio de ofertas, somado a celebridades que exibem um padrão de vida como modelo de felicidade, fez com que o consumismo desenfreado fosse a regra para criar vínculos, se relacionar e alcançar um status.

Pode reparar, muitas vezes você nem compra porque realmente precisa. É só olhar seu armário de roupas: quantas calças você possui? E sapatos? E assim os itens vão se acumulando – assim como as contas.

O minimalismo surge como alternativa ao hiper consumo para provar que é possível viver com menos.

A tendência do menos é mais, que já vinha ganhando força, ficou mais evidente durante o período de quarentena do Covid-19, que levou à valorização da saúde, da família, dos amigos e das experiências ao invés de roupas, acessórios, carros e outros símbolos de status, que ficaram de lado durante essa fase.

Pode até parecer que esse conceito é prejudicial às lojas e empresas de produtos e serviços, mas trata-se de uma mudança necessária para acompanhar os avanços da sociedade. Afinal, já falamos várias vezes: quem não se adapta às novidades tende a perder espaço no mercado.

Menos é mais: o minimalismo na sua empresa

Quer apostar no minimalismo nos seus negócios? Confira as dicas e veja como o menos é mais não é sinônimo de esvaziar a loja e oferecer somente o mínimo para seus clientes.

1. Aposte em qualidade ao invés de quantidade

Menina escolhe cadernos na papelaria. Foto: internet

Produtos mais baratos têm matéria-prima com qualidade inferior, fazendo com que ele estrague ou quebre em pouco tempo.

Qualidade custa mais caro, mas em longo prazo é mais vantajosa para o cliente, que não precisará repor o produto de tempos em tempos e vai confiar que sua marca preza pelo consumidor, e não só pelo lucro.

2. Acabe com a poluição visual

foto: criada por freepik

Lojas com muitos produtos acumulados nas prateleiras, sem organização por cores, categorias ou departamentos, tendem a cansar e confundir o cliente, o que faz com que ele queira sair o mais rápido possível daquele lugar.

Uma ideia é deixar, por exemplo, apenas uma peça de roupa de cada modelo exposta, com um cartão ao lado informando os tamanhos disponíveis e as cores. O cliente escolhe o que precisa e o vendedor pega no estoque.

Além de ficar mais bonito, evita a bagunça e traz mais clareza nas escolhas.

3. Remova todos os móveis e objetos desnecessários

foto: criada por freepik

O vaso de flores artificiais na mesa do caixa, o banquinho de plástico próximo às araras ou a penteadeira que faz parte da decoração, mas não tem uso, podem atrapalhar a movimentação do cliente e contribuir para a poluição visual.

Ambientes mais clean, com poucos móveis e objetos decorativos, são mais interessantes, sem falar na acessibilidade, que (finalmente) tem entrado cada vez mais em pauta.

4. Escolha uma paleta de cores neutras

foto: criada por freepik

Branco é essencial, pois age como difusor de luz natural no espaço. Além dele, aposte em tons neutros como off-white, gelo, cinza, creme, bege e até preto para completar o tom clean do ambiente. Se quiser cores, os tons pastéis são os melhores!

5. Invista em poucos produtos

foto: criada por freepik

Ao invés de disponibilizar muitas opções para o cliente, ofereça poucos produtos e invista na qualidade, marketing e melhoria contínua deles! Assim seu negócio pode até se tornar uma referência local, e os clientes saberão que estão comprando algo que vale a pena.

Gostou das dicas para aplicar o menos é mais na sua empresa? Compartilhe conosco seus insights!


Conteúdo criado por Sonobe Conteúdo, agência digital dedicada à redação, planejamento e consultoria em redação e marketing de conteúdo. Através de equipe certificada em jornalismo, marketing digital, SEO, roteiro, gestão e empreendedorismo, a Sonobe traz aos leitores e leitoras do Reval Blog novas perspectivas para os seus negócios.





Gabriel Pascoli

Compre online Papelaria, Escritório, Informática, Brinquedo, Material de Consumo para empresas e mais. Tudo para sua empresa você encontra aqui!