Como surpreender um público que está sempre a frente do mercado? Esse é um dos maiores desafios de quem trabalha com o público Geek, que sabe dos lançamentos com anos de antecedência e cobra qualidade e consistência do mercado, além de timing adequado.

Ampliar o investimento em coleções e manter um calendário constante de novidades são pontos básicos; o que realmente faz diferença para esse público é a experiência de compra, muito explorada no mercado Geek americano, mas ainda pouco difundida por aqui.

“Esse público é comunicativo e gosta de se impressionar, então é preciso fazer com que ele fique um tempo maior dentro do seu estabelecimento, que ele converse não necessariamente sobre vendas e sim sobre interesses”, diz Kevin de Freitas, empresário e proprietário de uma loja Geek em Piracicaba (SP).

Kevin de Freitas e sua loja localizada em Piracicaba/SP

“Deixar para pensar em uma ação para depois do lançamento do filme pode ser tarde demais”, reforça Kevin. Mas as grandes ações não precisam estar, necessariamente, atreladas a grandes lançamentos.

O Dia do Orgulho Nerd, celebrado em 25 de Maio, é uma data que deve estar fixa no calendário do lojista. Contratar para a data promotores de vendas antenados no mercado, que possam dar boas indicações aos clientes, além de promover um concurso de cosplay, disputa de games e rodas de conversas é uma excelente forma de atrair consumidores.

Em dias especiais, oferecer um produto atrelado à compra pode fidelizar o cliente e até despertar uma nova paixão. Pense em ações inusitadas, como uma camiseta na compra de determinado jogo ou até um quadrinho menos conhecido na compra de uma HQ clássica.

Diferentes perfis, diferentes gostos

Entre os dias 18 e 21 de maio de 2018, cerca de 1.000 pessoas que se consideram Geeks responderam a quase 40 perguntas feitas via redes sociais pela Omelete Group e MindMiners, empresa de tecnologia especializada em soluções digitais de pesquisa.

A pesquisa ajudou a traçar três perfis diferentes de Geeks para que o mercado possa buscar soluções adequadas para cada persona. São eles:

Tech Geek

São os loucos por tecnologia, que se empolgam a cada novo lançamento da indústria e vibram com as inovações da área. Para eles, ser Geek é ser curioso e estar em busca de aprendizado constante. Obviamente as ferramentas online são excelentes plataformas de estudo, como YouTube e redes sociais.

Um fato interessante é que 91% busca as especificações técnicas e reviews antes de comprar um produto, o que mostra a importância do pós-venda para esse público. Para se atualizar, 77% segue páginas de empresas de tecnologia e games nas redes sociais.

Dica: Quando um novo headset ou mouse gamer chegar à sua loja, chame alguns influenciadores da região para testar e fazer uma live em seu perfil no Instagram. Esclareça as dúvidas e ofereça descontos e sorteios para aqueles que forem ativos nas redes sociais para fortalecer o vínculo entre os Geeks e sua marca.

Gamer Geek

Consumidores apaixonados por jogos eletrônicos, sendo que 47% joga todos os dias e 32% joga de dois a quatro dias por semana.

O mais interessante é constatar que esse público joga uma média de oito tipos de gêneros diferentes de game, sendo os de ação e aventura os mais populares (71%) e o console a plataforma preferida (59%), seguida por PC e mobile.

Dica: Aqui vai um dado interessante para sua loja: 50% desse público se reúne com amigos para jogar. Criar um ou dois dias na semana nos quais os clientes podem jogar em grupo e testar novos jogos é uma ótima forma de atrair interessados e aumentar sua chance de vendas. Melhor ainda se for transmitido ao vivo no perfil do Instagram ou página do Facebook, já que 33% dos Gamers Geeks acompanham esse tipo de conteúdo.

Cult Geek

Cultura pop, séries, quadrinhos e super-heróis fazem parte do leque de interesses de todo Geek que se preze, sendo que 78% afirmam ser grandes conhecedores de filmes e 40% consomem esse conteúdo todos os dias da semana.

Além disso, 53% acompanham artistas de HQs, 79% assistem conteúdos de streaming e 32% frequentam grandes feiras, como a CCXP.

Dica: Conteúdo não falta! Para se ter ideia, as sagas Star Wars, Harry Potter, O Senhor dos Anéis e Vingadores estão entre as maiores bilheterias da história do cinema, com faturamento superior a 2 bilhões de dólares. Oferecer produtos oficiais dessas marcas é obrigação de qualquer proprietário de loja Geek, mas é a abordagem que faz toda a diferença.

O dia 4 de maio, por exemplo, é considerado o Dia de Star Wars por conta da famosa citação “May the Force be with you” (“Que a força esteja com você”), que os fãs transformaram em “May the Fourth be with you” – ou “Que o 4 de maio esteja com você”.

É o dia perfeito para oferecer uma experiência de compra inusitada. Que tal vestir todos os vendedores com looks tradicionais da saga, como Chewbacca, Darth Vader, Stormtrooper e Princesa Leia?

Melhor que isso: quem for fantasiado à loja ganha desconto em produtos da saga, com direito a uma luta entre Jedis na qual o prêmio será um produto oficial desejadíssimo. Claro, não deixe de decorar a loja e arrasar nos trocadilhos.

Veja todos os posts sobre Cultura Geek aqui!

Catálogo Geek: Clique aqui e veja este catálogo em nosso Issuu

Conteúdo criado por Sonobe Conteúdo, agência digital dedicada à redação, planejamento e consultoria em redação e marketing de conteúdo. Através de equipe certificada em jornalismo, marketing digital, SEO, roteiro, gestão e empreendedorismo, a Sonobe traz aos leitores e leitoras do Reval Blog novas perspectivas para os seus negócios.




Categorias: Apoio ao cliente

Gabriel Pascoli

Compre online Papelaria, Escritório, Informática, Brinquedo, Material de Consumo para empresas e mais. Tudo para sua empresa você encontra aqui!