Skip to main content

Faber-Castell: Uma História Ilustrada da Dinastia do Lápis

No último dia 26 de agosto, a Faber-Castell ofereceu um jantar em São Paulo, com a presença do Conde Anton Wolfgang Von Faber-Castell, CEO da marca alemã. O evento, destinado para convidados e clientes exclusivos, marcou o lançamento da versão brasileira do livro que conta a história da família e da empresa.faber_livro_01

A publicação conta a trajetória da companhia nascida em 1761, como fabricante dos lápis que a tornaram conhecida em todo o mundo, e hoje é referência também em vários itens para escrita, desenho, pintura e desenvolvimento criativo. Essa publicação oferece uma estimulante visão sobre períodos e biografias da família e da empresa Faber-Castell, além de momentos históricos que marcaram o período.

 

Foram dois anos de pesquisa e desenvolvimento para contar uma história de tradição e evolução. O trabalho intenso foi liderado pelo Conde Anton Wolfgang Von Faber-Castell, membro da oitava geração da família que a criou.

A evolução da companhia nesse período reflete os novos horizontes descobertos pela sociedade ao longo dos anos. O livro também mostra que, além da qualidade e tradição em materiais escolares, a Faber-Castell produz e comercializa outras três linhas de produtos refinados: Graf von Faber-Castell, Art & Graphic e Design. Os produtos destas linhas são produzidos na matriz, sediada na Alemanha e gerida pelo Conde Anton Wolfgang Von Faber-Castell.

 

faber_livro_02

 

 

O conde da Faber-Castell dá seu nome a uma linha de instrumentos de escrita de luxo, produzidos artesanalmente com madeiras e metais nobres. A linha Graf von Faber-Castell é composta por canetas tinteiro, roller-ball e esferográficas, lapiseiras e lápis. A linha reúne ainda acessórios de couro com alta funcionalidade e estética atraente, como porta-caneta, porta-bloco de notas, agenda, carteira e porta-cartão de crédito, feitos a partir de couro de vitela selecionado.

 

Logotipos Faber-Castell
Logotipos Faber-Castell

 

Deixe-me falar também sobre um tipo de lápis da Faber que me foi apresentado… Ele possui a espessura ideal (repare na ilustração); muito macio e com uma qualidade superior aos fornecidos pelos carpinteiros, um negro mais intenso mais agradável para grandes estudos.

Eu os usei para desenhar uma costureira em papel Sans Fins cinza e o efeito resultante se assemelha ao do giz litográfico. Estes lápis são revestidos por madeira macia, pintados em verde escuro por fora e custam 20 centavos a unidade. – Vincent van Gogh

 

Vincent van Gogh, em carta datada de 14-15 de Junho de 1883, para seu amigo e mentor, o artista Holandês Anthon van Rappard.
Vincent van Gogh, em carta datada de 14-15 de Junho de 1883, para seu amigo e mentor, o artista Holandês Anthon van Rappard.

 

A linha Design visa satisfazer as necessidades dos consumidores com produtos modernos, que são particularmente adequados para presentes. Já os produtos da linha Art&Graphic são apreciados por artistas amadores e profissionais, com produtos para colorir com pigmentos de alta qualidade que garantem resistência à luz e cores vivas que duram por décadas, ajudando artistas a eternizarem suas obras.

 

Da esquerda para a direita: Marcelo Tabacchi, Luiz Renato de Souza, Conde Anton Wolfgang Von Faber-Castell, Eduardo Castro e Carlos Benhur.
Da esquerda para a direita: Marcelo Tabacchi, Luiz Renato de Souza, Conde Anton Wolfgang Von Faber-Castell, Eduardo Castro e Carlos Benhur.

Reval Blog

Papelaria, Escritório, Informática, Eletroeletrônicos, Brinquedos, Artesanato, Presentes, Festas e Descartáveis. Ligue 0800-701-1811.

6 thoughts to “Faber-Castell: Uma História Ilustrada da Dinastia do Lápis”

  1. Eu tenho esse Livro, é realmente belíssimo. Tem quase 500 páginas, vem dentro de um estojo capa duro e a capa da frente parece ser em tecido e pesa mais de 3kg. Eu ganhei de um amigo. Está novinho, eu não me importaria em vende-lo para outro aprecia-lo. Se alguem tiver interesse segue o meu email rafadp1@gmail.com.

Deixe uma resposta