No dia 8 de Março é celebrado o Dia da Mulher, uma data que por muitos anos foi explorada pelas empresas como forma de homenagear as figuras do sexo feminino.

A origem desse dia remete às 123 mulheres assassinadas em um incêndio criminoso na fábrica onde trabalhavam. O ano era 1857, em Nova York, e elas reivindicavam a redução da jornada de trabalho e o direito à licença-maternidade.

Mais do que homenagear, o Dia da Mulher serve para reafirmar os direitos e conquistas duramente alcançados e que custaram a vida de muitas mulheres. Em um momento onde  empoderamento feminino é uma das principais tendências, não faz mais sentido se apegar a ações ultrapassadas e sem nenhum apelo, como entregar flores, bombons e maquiagens, reforçando estereótipos que não são mais bem vistos pelo novo perfil de consumidoras.

Saem de cena os velhos clichês, como apelo à aparência física, busca por um relacionamento amoroso e rivalidade feminina, e entram a rede de apoio entre mulheres, a representatividade e o destaque para características como força, inteligência, empatia e coragem.

Propostas para o Dia da Mulher na sua loja

foto: criada por freepik

Uma ótima forma de reforçar o poder feminino nessa data é promover um bate-papo com mulheres que sejam referência na área. Por exemplo, uma proprietária de butique pode falar sobre os desafios de tocar o próprio negócio, enquanto uma escritora conceituada pode comparecer à livraria ou papelaria para falar sobre o papel das mulheres na escrita.

Destaque produtos feitos por mulheres

foto: criada por freepik

Outra proposta interessante é dar destaque para os produtos e serviços feitos por mulheres. Mas cuidado: isso não significa oferecer descontos, mas sim elevar o que é feito por elas.

Explique aos clientes que no Dia da Mulher a empresa decidiu focar nesse tipo de produto e serviço, fale sobre quem está por trás dele e mostre a importância de valorizar a produção feminina.

Apoie uma iniciativa social

foto: criada por freepik

Para tornar a data mais especial e também beneficiar outras mulheres, destine uma porcentagem das vendas no dia ou até na semana para instituições que lutam pelos direitos das mulheres. Informe seus clientes e entregue panfletos com informações sobre a importância desse tipo de ação para as conquistas e direitos das mulheres.

Aposte em brindes criativos

foto: criada por freepik

Por fim, se quiser presentear suas clientes de forma criativa e consciente, aposte em livros de escritoras como Chimamanda Ngozi Adichie, Clarice Lispector e Angela Davis, quadrinhos com mensagens de empoderamento (We Can Do It!) e grandes figuras femininas, como Frida Kahlo e Malala, descontos em cursos e bonequinhas de super-heroínas, como a Mulher-Maravilha, Viúva Negra e Tempestade.

Presentear com itens feitos por artesãs locais também é uma boa, pois valoriza e promove o trabalho das mulheres. Priorize as pequenas produtoras ou marcas que têm, entre seus valores, promover a igualdade feminina.

Representatividade importa! O Dia da Mulher é para celebrar todas as mulheres. Tanto no seu estabelecimento quanto na comunicação via redes sociais, valorize a diversidade e exponha que sua loja se importa com as consumidoras dos mais diferentes perfis. E mais importante do que as ações de um dia, é levar esses valores para o cotidiano da marca – essa tendência veio para ficar!

Conteúdo criado por Sonobe Conteúdo, agência digital dedicada à redação, planejamento e consultoria em redação e marketing de conteúdo. Através de equipe certificada em jornalismo, marketing digital, SEO, roteiro, gestão e empreendedorismo, a Sonobe traz aos leitores e leitoras do Reval Blog novas perspectivas para os seus negócios.




Gabriel Pascoli

Compre online Papelaria, Escritório, Informática, Brinquedo, Material de Consumo para empresas e mais. Tudo para sua empresa você encontra aqui!