Líder mundial na produção de celulose, papéis para imprimir e escrever e embalagens, a International Paper (IP) é uma companhia com valores sólidos de liderança, foco em resultados e responsabilidade na entrega.

De origem americana, com sede em Memphis, Tennessee, e com operações na América do Norte, Europa, América Latina, Rússia, Ásia e Norte da África, a empresa emprega aproximadamente 52 mil pessoas e está estrategicamente localizada em mais de 24 países, atendendo clientes no mundo todo. Em 2017, as vendas líquidas da IP foram de US$ 22 bilhões.

No Brasil a empresa atua nos negócios de papéis para imprimir e escrever, papel para embalagens e embalagens de papelão ondulado, empregando aproximadamente 5 mil profissionais em 10 unidades e um escritório.

O sistema integrado de produção de papel para imprimir e escrever da International Paper no Brasil é composto por três fábricas: duas no Estado de São Paulo e uma no Mato Grosso do Sul. Seus produtos, as linhas de papéis para imprimir e escrever Chamex e Chamequinho e a linha gráfica de papéis Chambril, são 100% produzidos a partir de cultivos de eucalipto certificados.

A produção de papel realizada no Brasil permite que diversos mercados sejam atendidos, com exportações para toda a América Latina, assim como Europa, Oriente Médio e África.

Já o negócio de embalagens é formado por três fábricas de papel para embalagens, localizadas no Estado de São Paulo, e quatro unidades produtoras de chapas e embalagens de papelão ondulado: duas no Estado de São Paulo, uma em Goiás e uma no Amazonas.

Para a IP, o sucesso do negócio está diretamente ligado ao talento e ao engajamento de seus profissionais em todo o mundo. Por isso, a empresa realiza investimentos sustentáveis para proteger e melhorar as vidas dos profissionais; e mobiliza equipes, produtos e recursos para atender necessidades críticas nas comunidades em que seus profissionais vivem e trabalham.

Compromisso com processos sustentáveis do plantio à entrega final

A missão da International Paper é melhorar o mundo hoje para as futuras gerações, usando recursos renováveis para fabricar produtos dos quais as pessoas dependem diariamente. Para cumprir esta missão, a IP está ciente da importância de alinhar as necessidades do negócio com as necessidades do planeta. Para tanto, seu compromisso com a sustentabilidade se reflete em suas operações florestais, fabris e com a comunidade onde está presente.

As unidades florestais têm alta relevância para a manutenção da biodiversidade e controle ecológico nas áreas onde estão inseridas, por isso toda a madeira utilizada na produção de papel da IP provém de plantações de florestas renováveis – plantadas para este fim. Nas fábricas, é realizada a gestão do ciclo de uso e descarte dos recursos naturais, como a água, por exemplo. Após o processo de fabricação, a empresa devolve aproximadamente 90% do volume captado de água para papel e 80% para embalagens, em forma de efluentes tratados. Além disso, por meio da gestão do consumo de energia e das emissões de gases de efeito estufa, cerca de 80% da energia consumida é de origem renovável e produzida internamente, nas próprias unidades.

Além de suas operações, o compromisso da IP também é estabelecido com as comunidades onde atua, por meio do Instituto International Paper (IIP), que, no Brasil, concentra todas as ações de responsabilidade social corporativa da companhia e tem como missão fomentar o desenvolvimento educacional e socioambiental com foco em crianças e adolescentes. Em 2017, o Instituto celebrou 10 anos de vida. Desde 2007, o IIP investiu cerca de R$ 7,7 milhões em 11 programas que juntos impactaram quase 260 mil pessoas. Dentre os programas, destaca-se o projeto Escola Formare IP, que oferece formação profissional para jovens da comunidade por meio de aulas conduzidas por profissionais voluntários da própria empresa.

Mais uma parceria de sucesso

A partir desse ano, a Reval passa a fazer parte do grupo de distribuidores dos produtos da IP no Brasil. Para a International Paper, este é um momento de celebração por poder contar com a operação de um distribuidor de grande relevância e penetração no mercado. A Reval é uma das empresas que mais cresce no setor e é reconhecida pela qualidade de sua atuação no canal de papelaria, por isso a International Paper está confiante com essa parceria, deseja boas-vindas e muito sucesso.

O compromisso da IP com produtos inovadores, por meio de uma performance inspiradora, vai ao encontro com o compromisso da Reval de garantia de estoque, entrega e constante investimento em tecnologia e pessoas. Com a soma desses potenciais, quem ganha são os clientes.

Veja também: Chamex convida os consumidores a despertar a criatividade


Gabriel Pascoli

Compre online Papelaria, Escritório, Informática, Brinquedo, Material de Consumo para empresas e mais. Tudo para sua empresa você encontra aqui!