É inegável que, por várias vezes, a concorrência nos causa certos desconfortos.

Seja pelo fato de uma nova empresa atuar na nossa região, ações arrojadas de concorrentes já existentes, enfim, motivos é o que não nos faltam para ficarmos atentos em relação aos concorrentes.

Mas você já parou para pensar em como a concorrência pode nos ser útil?

Não estou falando só dos velhos jargões, do tipo: “Ah, obrigado aos meus concorrentes que me fazem acordar mais cedo”, “me fazem ser melhor a cada dia”, o que é também válido.

Quero dizer, o quanto a nossa concorrência, além dos benefícios citados acima, pode nos auxiliar, e até mesmo servir de referência em como sermos melhores e, se necessário, mudar a rota.

Imaginemos que você tem um concorrente tecnicamente “quase perfeito”.

Uma das saídas pode ser você “humanizar” mais seu atendimento.

Uma panificadora concorrente que faz o melhor pão francês da cidade: procure chegar o mais perto possível da qualidade do pão francês dela, mas busque, por exemplo, produzir o melhor pão doce.

Resumindo: já que você sabe ser impossível viver sem concorrentes, ao invés de enxergá-los como ameaça, pense em como criar diferenciais competitivos sobre os pontos fracos deles.

Mas lembre-se, divulgue da melhor maneira possível esses diferenciais, sem, é claro, falar mal da concorrência.

 

Não permita que sua mente seja seu maior concorrente.

 

cesar_galindo_rodape


Gabriel Pascoli

Compre online Papelaria, Escritório, Informática, Brinquedo, Material de Consumo para empresas e mais. Tudo para sua empresa você encontra aqui!