É importante relacionar-se muito bem com os compradores dos seus clientes? Claro que sim.

Mas fica aqui uma advertência: cuidado para não focar somente no “comprador” da empresa, lá pode ter muitos mais “compradores” do que você imagina.

É comum vendedores convidarem compradores para almoços e outros programas, e se esquecerem de relacionar-se bem com o “resto da turma”.

Saiba que em uma empresa, antes da tomada final de uma decisão, podem ser consultadas várias pessoas, para saber por qual produto optar, e em uma bola dividida, você acha que o time irá decidir por quem?

O produto do representante que se relaciona bem com todos na equipe, ou daquele que só valoriza o comprador?

Um exemplo prático:

No segmento de papelaria, onde atuo há mais de 25 anos, é comum comprar de distribuidores produtos que necessitamos com urgência, situação em que o preço não é relevante.

Quantas vezes, passava um representante (que não era agradável com minha equipe), eu perguntava se havia necessidade de algo, e as balconistas diziam “estar tudo em ordem”.

Dali a pouco, passava o “concorrente” daquele (esse já tratava a todos com muita simpatia), eu fazia a mesma pergunta à equipe e a resposta era: “- Ah Cesar, me lembrei que falta isso e aquilo, acho interessante também dar uma reforçada em…”

Portanto, relacione-se bem com todos na empresa dos seus clientes, eles podem ser seus melhores vendedores, ou também “boicotar” você.

 

Amplie seu leque e venda mais.

 

cesar_galindo_rodape


Gabriel Pascoli

Compre online Papelaria, Escritório, Informática, Brinquedo, Material de Consumo para empresas e mais. Tudo para sua empresa você encontra aqui!