Com 355 lojas em 29 países, o Grupo Ikea é especializado na venda de móveis domésticos com preço acessível e design moderno.

A empresa, de origem sueca, está no mercado há mais de 75 anos e distribui seus produtos por meio de revendas próprias.

À primeira vista, a Ikea pode parecer mais uma entre as gigantes como Tok&Stok e Pottery Barns, mas a empresa apostou em três grandes diferenciais para garantir seu crescimento sustentável e alinhado aos valores da marca.

Com o lema “criar um melhor dia a dia para a maioria das pessoas”, a Ikea investe em produtos de qualidade a preços baixos, visando atingir uma grande fatia do público e atender às necessidades gerais; qualificação da equipe, garantindo o crescimento contínuo da marca e das pessoas; e impacto positivo, uma forma de reduzir sua produção de resíduos e ajudar o planeta investindo em recursos mais sustentáveis.

Além disso, a empresa oferece uma experiência de pós-venda como poucas conseguiram. Sabendo que seus clientes devem montar os móveis, ela se preocupa verdadeiramente com suas necessidades e riscos, de forma que cria laços com o consumidor e garante a fidelização para compras futuras.

Veja como você pode aplicar esses pontos em seu comércio e oferecer um conceito diferenciado em atendimento, produtos e serviços.

Atendimento ao consumidor

Montar um móvel pode parecer fácil nas instruções, mas a realidade pode render muita dor de cabeça e, consequentemente, reclamações no SAC da empresa e avaliações negativas na internet.

Sabendo que é melhor prevenir do que remediar, a Ikea realiza visitas às casas dos consumidores para entender suas necessidades, checar o que funciona e quais as dificuldades.

A preocupação com a segurança é um ponto importante, a ponto da empresa se preocupar se o cliente pode sofrer um acidente com uma porta mal fixada, por exemplo.

Pergunte-se: sua empresa se antecipa frente às necessidades e problemas do consumidor? Mais importante: até que ponto o cliente pode contar com seu suporte no pós-venda?


Equipe qualificada

Para que o atendimento ao cliente seja próximo à perfeição é necessário contar com uma equipe afiada e alinhada nos mínimos detalhes. A Ikea oferece treinamentos constantes e orienta seus funcionários com exemplos sobre comportamentos inaceitáveis e o que se espera de cada um.

Todos devem dar o exemplo, inclusive chefes e diretores, pois a empresa segue a linha de que aquilo que diz que deve ser feito deve, primeiro, ser mostrado. Os valores são disseminados por todos, unindo a equipe e permitindo que o trabalho seja realizado em sintonia.

Pergunte-se: como tem sido sua postura dentro da empresa e quanto aos seus funcionários? Sua equipe se sente motivada a alcançar bons resultados e a tratar aos clientes da mesma forma que é tratada por você?


Valores sustentáveis

A preocupação com o meio ambiente foi uma das principais tendências de consumo em 2018 e promete continuar em 2019. As marcas que apresentam valores sustentáveis, como a redução do plástico, o uso de materiais recicláveis, a acessibilidade e a inclusão de minorias na equipe ganham pontos positivos com o consumidor.

A Ikea se preocupa com os consumidores, fornecedores e planeta. Suas lojas são ecologicamente corretas e até 2020 a empresa pretende obter toda madeira de fontes sustentáveis. A iluminação é de LED e existe uma preocupação em produzir energia 100% renovável, além de controlar a emissão de poluentes.

Pergunte-se: como posso aplicar os valores sustentáveis no dia a dia da minha empresa?

A Ikea é uma empresa em constante evolução e que merece ser acompanhada. Uma vez por mês, nosso blog trará um estudo de caso de uma empresa de sucesso, buscando trazer inspiração para você e seu negócio! Tem dicas? Não deixe de nos contar!


Conteúdo criado por Sonobe Conteúdo, agência digital dedicada à redação, planejamento e consultoria em redação e marketing de conteúdo. Através de equipe certificada em jornalismo, marketing digital, SEO, roteiro, gestão e empreendedorismo, a Sonobe traz aos leitores e leitoras do Reval Blog novas perspectivas para os seus negócios.




Gabriel Pascoli

Compre online Papelaria, Escritório, Informática, Brinquedo, Material de Consumo para empresas e mais. Tudo para sua empresa você encontra aqui!