Há muito tempo, fala-se em desperdício de recursos na educação em nosso país, mas poucas ações práticas e efetivas têm sido feitas para enfrentar e minimizar este problema.

Através de convênios, diversos municípios e Estados brasileiros já adotaram esta alternativa com sucesso.

Em 2015, pelo terceiro ano, cerca de 130 mil alunos da rede pública de ensino de Brasília/DF foram beneficiados pelo Cartão Material Escolar.
O Estado do Maranhão também adotou o uso do cartão e beneficiou mais de 1,5 milhão de estudantes. Outras cidades do interior do Estado de São Paulo já utilizam o Cartão Material Escolar com sucesso e com a aprovação de pais e alunos.

O Cartão Material Escolar é uma solução que fomenta a economia de sua cidade, fortalece o comércio local, gera empregos e também aumenta a satisfação e motivação dos alunos da rede pública, por terem liberdade de escolha.

Trata-se de um cartão de débito, disponibilizado pelas Prefeituras aos pais de alunos da rede pública, que possibilita a compra exclusiva de materiais escolares em estabelecimentos cadastrados pela Associação Comercial ou pelo Sindicato do Comércio Varejista de seu município.

Coloque o Cartão Material Escolar como uma de suas prioridades e divulgue isso em suas propostas, pois cidades que já o adotaram conseguiram ótimos resultados.

Confira algumas vantagens:

  • Elimina licitações;
  • Contribui para aumentar a autoestima do aluno, que pode escolher o seu próprio material;
  • Fomenta a economia das cidades, uma vez que os recursos financeiros permanecem no próprio município;
  • Gera empregos no comércio local e nas papelarias;
  • Evita atrasos na entrega do material escolar para os alunos;
  • Resgate do envolvimento da família na educação de seus filhos. Processo que sempre se inicia na compra do material escolar;
  • Permite um melhor fluxo de caixa da prefeitura.

Como funciona o Cartão Material Escolar?

1 – Para fortalecer o comércio local, a Prefeitura estabelece um convênio com a Associação Comercial ou Sindicato do Comércio Varejista de sua cidade.

2 – A entidade conveniada cadastra uma rede de estabelecimentos credenciados para fazer a distribuição dos materiais escolares.

3 – Os pais ou responsáveis recebem um cartão personalizado para realizar suas compras nesta rede credenciada em um período de tempo pré-determinado.

4 – Um sistema operacional permite que a Secretaria de Educação e a Prefeitura acompanhem todo o processo com a geração de relatórios.

Com isso, acabam os tradicionais e recorrentes problemas logísticos de recebimento no prazo, armazenamento e entrega dos materiais escolares. Assim, garantem-se produtos de boa qualidade aos alunos, com a possibilidade de que eles escolham os materiais que mais os agradem.


Gabriel Pascoli

Compre online Papelaria, Escritório, Informática, Brinquedo, Material de Consumo para empresas e mais. Tudo para sua empresa você encontra aqui!