Neste artigo vamos te mostrar as datas previstas para o calendário escolar 2021 da região Sul e as especificidades para a rede municipal de suas capitais. Confira e prepare suas vendas!


Calendário escolar 2021 região Sul

Você, comerciante da Região Sul do Brasil, se atente às datas do calendário escolar deste ano. No Paraná e em Santa Catarina as aulas terão início em 18 de fevereiro. Já no Rio Grande do Sul o ano letivo tem início no dia 8 de março e se encerra no dia 21 de dezembro.

foto: divulgação

Em toda região as aulas acontecerão em formato híbrido. Ou seja, com parte dos alunos assistindo às aulas de forma presencial nas escolas, enquanto o restante dos estudantes acompanha, simultaneamente, a mesma aula de maneira remota.


Paraná

Para começarmos a falar sobre o calendário escolar 2021 da região Sul, vamos iniciar com o Paraná, onde as aulas vão começar em 18 de fevereiro em formato híbrido. Ou seja, com parte dos alunos assistindo às aulas de forma presencial nas escolas, enquanto o restante dos estudantes acompanha, simultaneamente, a mesma aula de maneira remota.

foto: divulgação

A intenção é que haja um revezamento semanal entre os estudantes dentro do próprio sistema.

De acordo com o governador Carlos Massa Ratinho Junior, serão priorizados os alunos que não tem acesso à tecnologia em casa, como um computador ou aparelho de telefone celular.

O Governo do Estado já subsidia atualmente, com a programação de ensino à distância, a internet de quem não tem condições de pagar por um provedor.

O restante dos alunos poderá seguir o modelo atual, com a impressão do material didático. Entre outros meios de prevenção, haverá medição de temperatura na entrada das escolas, uso obrigatório de máscara, distanciamento social respeitando o protocolo de 1,5 metro entre alunos, além da disponibilização de álcool em gel dentro da escola.


A capacidade da sala de aula também será reduzida a, no máximo, metade da ocupação normal.


Na capital Curitiba, o Calendário das Escolas e Centros Municipais de Atendimento Especializado e dos Centros Municipais de Educação Infantil também será iniciado em 18 de fevereiro, terminando em 20 de dezembro. As férias de julho para os estudantes e secretaria escolar serão de 03 de julho a 18 de julho.


Santa Catarina

O ano letivo de 2021 para os estudantes da rede estadual de ensino de Santa Catarina vai ter início em 18 de fevereiro e o encerramento será em 17 de dezembro.

foto: divulgação

Segundo a Secretaria de Estado da Educação, o plano é que a rede estadual inicie o ano letivo em formato híbrido, com aulas presenciais e que haja alternância dos grupos que frequentam a escola. Esse rodízio entre as turmas tem o objetivo de atender os estudantes e manter o distanciamento social.


As atividades escolares serão divididas em: 

  • Tempo na escola: aulas presenciais na unidade escolar, com turmas subdivididas em grupos.
  • Tempo em casa: podem ser realizadas com ou sem a mediação por tecnologias digitais. Haverá orientação para que as escolas criem dinâmicas para que estudantes sem acesso possam, sempre que possível, integrar-se às atividades em espaços disponibilizados na escola.


Alguns municípios do estado poderão ter o início do calendário escolar em datas diferentes em função da situação da Covid-19 nas regiões.

Na capital Florianópolis, por exemplo, as aulas começam no dia 10 de fevereiro e seguem até 16 de dezembro. As férias escolares do meio do ano ocorrerão de 17 de julho a 1º de agosto. O secretário de Educação, Maurício Fernandes Pereira, informou que a carga horária do ano letivo de 2021 será de no mínimo 200 dias letivos, distribuídos em pelo menos 800 horas.


Rio Grande do Sul

Encerrando a nossa cobertura do calendário escolar 2021 região Sul, está o Rio Grande do Sul. As aulas na Rede Estadual de Ensino, que incluem atividades presenciais e remotas, por meio da plataforma Google Sala de Aula, iniciam no dia 8 de março e encerram no dia 21 de dezembro.

foto: divulgação

Ainda, o retorno no modelo híbrido de ensino irá ocorrer de forma escalonada. No dia 8, retornam os alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º). No dia 11, retornam os estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano). Por último, no dia 15, retornam os alunos do Ensino Médio e Técnico.


O calendário letivo de 2021 também terá aulas aos sábados. As férias de inverno para professores e alunos acontecem do dia 28 de julho a 3 de agosto.

As escolas deverão seguir os protocolos sanitários estabelecidos em portaria conjunta publicada por SES e Seduc no ano passado com todas as orientações.


Os alunos terão aulas em revezamento com a divisão da turma, tendo presencialmente ao mesmo tempo no máximo metade dos estudantes. O revezamento poderá ser realizado com os grupos alternando diariamente ou semanalmente.

Na capital Porto Alegre, o calendário escolar de 2021 da rede municipal de ensino tem início previsto para o dia 22 de fevereiro. Além da data de início das aulas, foi estabelecido que as férias escolares ocorrerão de 11 de janeiro a 9 de fevereiro.

Fique atento às notícias da sua cidade sobre o calendário escolar 2021 região Sul e planeje melhor as vendas de sua loja!


Conteúdo criado por Sonobe Conteúdo, agência digital dedicada à redação, planejamento e consultoria em redação e marketing de conteúdo. Através de equipe certificada em jornalismo, marketing digital, SEO, roteiro, gestão e empreendedorismo, a Sonobe traz aos leitores e leitoras do Reval Blog novas perspectivas para os seus negócios.






0 comentário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.