Ainda é comum ler notícias sobre atraso na distribuição do kit de material escolar. Mesmo assim, prefeituras e estados não adotam o Cartão Material Escolar em larga escala. A cidade de Três Lagoas-MS, por exemplo, entregou mais de 15 mil kits apenas no dia 2 de agosto de 2017. Na internet são frequentes notícias apontando atrasos na entrega de kits.

“Por ser tratar de uma experiência inovadora, o modelo de distribuição de materiais escolares através do cartão sempre enfrenta resistências e sempre existe, no setor público em geral, uma certa resistência a novos procedimentos”, analisa Ricardo Carrijo.

“Os velhos hábitos das licitações e das compras centralizadas continuam também enraizados na mentalidade dos gestores públicos acostumados às mesmices de muitos anos. Com isso, quem paga o preço são os próprios cidadãos brasileiros e todos nós, contribuintes, que sempre pagamos os impostos, mas quase nunca temos o devido retorno, em especial na área de educação”, opina o dirigente da ABFIAE, apontando que quase 2 milhões de estudantes já se utilizam do sistema de cartão, com tendência de crescimento.


Gabriel Pascoli

Compre online Papelaria, Escritório, Informática, Brinquedo, Material de Consumo para empresas e mais. Tudo para sua empresa você encontra aqui!