As redes sociais são excelentes aliadas dos comerciantes, em especial aquelas, como Facebook e Instagram, que permitem injetar dinheiro para impulsionar posts.

Gerar vendas por WhatsApp, que não oferece essa ferramenta, exige alguns macetes e técnicas, mas quando bem executado pode trazer ótimos frutos.

A palavra de ordem na comunicação em qualquer rede social é bom senso. A linha entre abordagem comercial e intimidade forçada é muito tênue em tempos onde as empresas estão mais próximas do consumidor.

No caso do WhatsApp, tanto cliente quanto marca não podem confundir seus papéis. Mesmo as empresas que utilizam um tom de voz mais amigável devem tomar cuidado para não passar dos limites – e isso vale desde o exagero na quantidade de mensagens até as respostas ofensivas em caso de críticas.

Como não prejudicar as vendas por WhatsApp

Por trás da tela existe uma pessoa que representa uma empresa e que deve respeitar suas diretrizes para não pecar na comunicação. Confira algumas dicas para tornar as vendas pelo WhatsApp mais assertivas e menos invasivas.

1. Só envie mensagens para contatos autorizados

foto: criada por freepik

Imagine que um estranho lhe contata via WhatsApp dizendo que viu seu número em um cadastro do governo. Você se sentirá invadido e até ofendido, afinal acreditou que os dados eram sigilosos e não autorizou esse recebimento.

O mesmo vale para marcas e empresas que utilizam o número do cliente para bombardeá-lo com mensagens. Além de invasiva, essa atitude pode deixar o consumidor tão ressentido a ponto de não consumir mais na sua loja ou da sua marca.

Na hora do cadastro, pergunte se o cliente deseja receber mensagens via WhatsApp. Nas redes sociais, faça posts solicitando que os potenciais clientes entrem em contato através do seu número caso queiram receber as novidades.

2. Horário comercial e somente durante a semana

foto: criada por freepik

Na ânsia por vender pelo WhatsApp muitas marcas esquecem do horário comercial e disparam mensagens a noite e aos fins de semana, justamente quando as pessoas estão descansando e não querem ser incomodadas.

Além disso, mesmo que um cliente não se importe em receber mensagens às 21h30, imagine se ele diz que quer mais fotos do produto e você não tem naquele momento porque não está na empresa?

Por uma questão de profissionalismo, seriedade e respeito, prefira o horário comercial e não seja invasivo.

3. “Quer continuar recebendo?”

foto: criada por freepik

Muitas vezes, o cliente faz o cadastro para receber mensagens por WhatsApp e se arrepende depois, ou encontra o produto ou serviço que buscava e não precisa de mais informações.

É interessante, portanto, informar ao consumidor que se ele não deseja mais receber as mensagens, pode dizer a qualquer momento ou pode enviar uma determinada palavra sinalizando seu desinteresse.

Ao contrário do que muitos pensam, essa é uma ferramenta eficaz para gerar vendas por WhatsApp, pois assim você sabe exatamente quais clientes tem interesse nas suas novidades – o que nos leva ao próximo tópico.

4. Crie um funil de vendas

foto: criada por freepik

Começou com 200 contatos e só restaram 20 interessados? Sem problemas! É claro que é importante rever as suas estratégias, mas mais vale 20 interessados no que você tem a dizer sobre seus produtos e serviços do que 200 incomodados com as mensagens.

Aos poucos, crie um funil de vendas com os contatos que realmente demonstram interesse e respondem com frequência e os selecione para as mensagens. Aqueles que só visualizam e ignoram você pode deixar de lado para não os aborrecer.

5. Prefira menos mensagens com mais conteúdos

foto: criada por freepik

Se sua loja estiver com promoções, dispare uma mensagem chamativa e clara ao invés de várias fotos com os produtos com desconto. A mídia do WhatsApp lota a galeria de imagens do celular e o excesso de fotos pode incomodar o cliente e até fazê-lo solicitar o fim das mensagens.

O conteúdo também deve ser interessante para gerar vendas por WhatsApp. Por exemplo, se sua loja vai receber material para fazer slime, que está em alta, avise os clientes e informe que a brincadeira é a última moda entre a criançada, mande uma foto e passe a média de preços.

6. Listas de transmissão X Grupos

foto: criada por freepik

As listas de transmissão permitem o envio da mesma mensagem para até 256 contatos, basta criar o conteúdo e disparar. O formato é prático, mas pode cansar o cliente, além de não permitir que as mensagens sejam adequadas de acordo com a pessoa. É comum casos de clientes que bloqueiam empresas que disparam mensagens por lista de transmissão.

Nos grupos, você adiciona contato por contato (com limite máximo de 256 pessoas) e pode conversar de maneira mais informal e exclusiva. As pessoas podem sair do grupo caso desejem, mas também podem enviar mensagens e tirar o foco das vendas por WhatsApp; isso pode gerar burburinho e desavenças, fazendo com que os clientes saiam do grupo ou associem a sua marca a essa postura.

Comércios costumam utilizar as listas de transmissão, mas isso não é regra e vale priorizar o que é melhor para o seu negócio. O importante é ter bom senso, não saturar o cliente e respeitar os horários.

Veja qual formato atende melhor seu negócio e use-o a seu favor, mas sempre respeitando os limites entre consumidor e marca para gerar boas vendas por WhatsApp.

Conteúdo criado por Sonobe Conteúdo, agência digital dedicada à redação, planejamento e consultoria em redação e marketing de conteúdo. Através de equipe certificada em jornalismo, marketing digital, SEO, roteiro, gestão e empreendedorismo, a Sonobe traz aos leitores e leitoras do Reval Blog novas perspectivas para os seus negócios.


Reval Blog

Papelaria, Escritório, Informática, Eletroeletrônicos, Brinquedos, Artesanato, Presentes, Festas e Descartáveis. Ligue 0800-701-1811.

10 comentários

Sirlene mendes · 11 de março de 2019 às 13:51

Como faço par o watts bussines não apagar as mensagens depois de um tempo, tem ocorrido isso e não achei nenhuma opção nele pra desabilitar.

    Reval Blog · 14 de março de 2019 às 12:27

    Olá, verificamos em diversos sites e aparentemente é um problema desta versão. Tente atualizar o aplicativo pela loja do seu celular.

Mario Acosta · 24 de fevereiro de 2019 às 21:49

Criei um grupo de clientes no Watts, mas tive problemas: mensagens de bom dia, boa noite, clientes negociando entre si, em fim, alguns posts maldicentes. Então descobri, nas configurações do grupo a possibilidade de apenas o administrador postar,e os membro fazerem contato no privado. Acabaram as enxurradas de mensagens e atingi meu objetivo. Fica a dica.

    Reval Blog · 25 de fevereiro de 2019 às 09:19

    Ai ai ai, essas mensagens de bom dia… 🙂 Realmente, esta função foi liberada faz poucos meses, super útil.

Alexandra · 22 de fevereiro de 2019 às 10:27

Esse foi o segundo ano que utilizamos o whatsapp como canal de venda e foi um sucesso! Clientes adoram a comodidade de receber o orçamento e, uma vez aprovado, só passam na loja para retirar a mercadoria e pagar!

Claudio Panserini · 22 de fevereiro de 2019 às 08:33

Bom dia:
Gostei das dicas sobre o WhatsApp, mas gostaria de mais explicações de como usar o Business, de como colocar respostas automaticas se possível.
obrigado.
Claudio Panserini.

    Reval Blog · 22 de fevereiro de 2019 às 12:42

    Oi Cláudio, que bom que gostou! Para colocar mensagens automáticas (ausência, saudação e rápidas), é só ir no menu dos três pontinhos (no Android) > Configurações > Configurações da empresa. Lá dentro vai ter as mensagens, bem no final.

    A mensagem de ausência você pode configurar o texto, o horário que ela deve aparecer e para quem você quer que envie.

    A de saudação é bem parecida, só não tem os horários.

    Já as respostas rápidas são bem legais: clicando no +, você pode incluir uma resposta, um atalho de teclado e palavras-chave. O atalho aparece quando você digita / no teclado. Ex: /novo abre a mensagem de novo cliente. As palavras-chave são para você encontrar as respostas mais facilmente.

    Se tiver alguma dúvida, mande um e-mail para nós, será um prazer: mkt@reval.net

    Espero ter ajudado!

Guilherme · 21 de fevereiro de 2019 às 18:15

Uma dica legal é o WhatsApp Business, app que pode ser usado no número fixo da empresa, com opcao de respostas automáticas, localização, horário de atendimento, site etc.

    Reval Blog · 21 de fevereiro de 2019 às 18:17

    Com certeza, ele facilita e muito o gerenciamento das mensagens no dia a dia da empresa. Recomendadíssimo! Valeu pela interação! 🙂

Deixe uma resposta