Você já precisou usar a antecipação de recebíveis em sua empresa? Esta é uma alternativa para momentos de dificuldade financeira que permite ao lojista receber com antecipação o valor das vendas feitas a prazo.

A antecipação atende às necessidades imediatas e de curto prazo, mas é importante analisar os prós e contras para decidir se esta é realmente a melhor opção para sua loja.

Confira tudo o que você precisa saber abaixo.

Antecipação de recebíveis: o que é e como funciona?

foto: criada por freepik

A antecipação de recebíveis é uma linha de crédito que permite ao lojista receber antecipadamente um pagamento antes do prazo previsto.

Bem simples, não é mesmo? Por meio desta modalidade, você pode receber valores de vendas parceladas no cartão de crédito, carnê e duplicatas, por exemplo.

Ao realizar uma venda no cartão de crédito parcelada em duas vezes, o lojista pode demorar até 60 dias para receber o valor total do que parcelou. Com a antecipação de recebíveis, no entanto, este prazo é encurtado consideravelmente, podendo variar de 24 horas a uma semana, dependendo da instituição.

Mas, trata-se de uma linha de crédito e, assim, as instituições financeiras cobram uma taxa para isso.

As condições e taxas podem variar, por isso, se você possui conta em mais de um banco, é uma boa ideia comparar as regras que cada um aplica.

Quais são as vantagens da antecipação de recebíveis?

Esta linha de crédito geralmente possui vantagens em relação a outras modalidades disponíveis. Uma delas é por ter juros menores em comparação com empréstimos.

Isto acontece porque em caso de antecipação, o banco está dando um dinheiro que na verdade já é da empresa, e como o valor antecipado se refere a uma venda que já aconteceu, o risco de inexecução da dívida é menor. O banco antecipará as parcelas em um valor menor do que o total.

Já no caso do empréstimo, o dinheiro é do banco e os riscos de inadimplência são maiores. Por isso, a taxa de juros é maior.

Além disso, a solicitação costuma ser mais simples do que pedir um empréstimo, menos burocrático, demorado e trabalhoso. Porém, assim como toda linha de crédito, tem suas desvantagens.

Desvantagens da antecipação de recebíveis

Apesar de ser simples de obter, a antecipação de recebíveis é uma linha de crédito, e como todas as outras possui suas desvantagens e pontos de atenção.

O primeiro ponto de atenção, se bem administrado, trabalha a seu favor: é a organização. Ao antecipar um certo número de parcelas, você deve lembrar que este dinheiro não estará em seu caixa no futuro, e, portanto, precisa ter organização financeira para que a falta desse dinheiro não seja pior do que a antecipação.

Por ser fácil e ter juros menores, tome cuidado para não utilizar com frequência esta modalidade e entrar em uma “bola de neve”, em que uma antecipação é solicitada para cobrir a outra.

Outra das desvantagens é a inadimplência dos clientes. Se alguém deixar de pagar as parcelas, a instituição que assumir a dívida também deixa de receber. Isto pode acarretar multas para o lojista, ou restrições impostas.

Então, se possível, solicite a antecipação das operações após analisar o histórico de crédito dos clientes e tenha ciência de todas as normas impostas pela instituição financeira.

Planejamento e cuidados fundamentais

foto: criada por freepik

Para que a facilidade da operação não se torne sua pior inimiga, o planejamento é fundamental.

Primeiro, tenha uma projeção financeira: saiba quanto precisará de dinheiro e quais parcelas de recebimento antecipará, para saber em quais meses não poderá contar com elas em seu caixa.

Isto deve estar claro para que o “buraco” deixado por este dinheiro não seja mais prejudicial do que o antecipar.

Depois consulte as taxas de juros aplicadas e prazo para recebimento do dinheiro, além de outras taxas envolvidas, como encargos e IOF. Conheça suas opções. Existem outras linhas de crédito disponíveis, algumas destinadas a micro e pequenas empresas como aquelas da Empresa Simples de Crédito (ESC). Tais empresas realizam empréstimos somente para Microempreendedores Individuais (MEI) e empresas de pequeno porte.

Quando optar pela antecipação de recebíveis

A antecipação é a melhor alternativa para emergências, quando a loja não tem capital de giro para o dia a dia, por ser uma forma rápida de obter o dinheiro. Use este recurso caso não tenha caixa para pagar sua equipe e seus fornecedores.

Se você perceber que precisa recorrer a isto com frequência, o melhor é olhar com atenção para a saúde financeira da sua empresa e investigar qual o problema, traçando um plano para que tenha fôlego novamente. A antecipação de recebíveis deve ser exceção, e não um recurso frequente.

De modo simplificado, o melhor é optar pela linha que será mais barata para sua loja, normalmente a antecipação de recebíveis. Conheça suas opções, analise taxas e juros, e mantenha a vida e saúde financeira de sua empresa.


Conteúdo criado por Sonobe Conteúdo, agência digital dedicada à redação, planejamento e consultoria em redação e marketing de conteúdo. Através de equipe certificada em jornalismo, marketing digital, SEO, roteiro, gestão e empreendedorismo, a Sonobe traz aos leitores e leitoras do Reval Blog novas perspectivas para os seus negócios.




Gabriel Pascoli

Compre online Papelaria, Escritório, Informática, Brinquedo, Material de Consumo para empresas e mais. Tudo para sua empresa você encontra aqui!