Para Rubens Passos, presidente da Associação Brasileira de Fabricantes e Importadores de Artigos Escolares e de Escritório (ABFIAE), a melhor alternativa aos kits é o Cartão Material Escolar, que permite às famílias comprar diretamente nas papelarias de acordo com suas necessidades e em tempo hábil para o início das aulas. Além disso, evita possíveis fraudes nas licitações.

 

“Além do aumento da autoestima e rendimento escolar do aluno, o cartão facilita o acesso das famílias aos materiais de boa qualidade, descentraliza a renda ao estimular a geração e manutenção de empregos no comércio (micro e pequenas empresas/papelarias). Outro enorme ganho deste modelo é a economia dos governos com a eliminação de licitações mal executadas ou fraudulentas que ocorrem todos os anos pelo Brasil afora. A ABFIAE defende que todos os estados e municípios adotem este modelo”, explica Passos.

 

Atualmente, mais de 20 cidades, o Distrito Federal e o Maranhão já utilizam, com sucesso, o Cartão Material Escolar. “As cidades de Salto e Capivari também reeditaram os programas devido ao sucesso alcançado no ano passado. Houve um crescimento no número de estabelecimentos cadastrados e também ficou comprovada a importância do projeto para dinamizar a economia local e gerar novos empregos na rede cadastrada junto às Associações Comerciais”, ressalta Ricardo Carrijo, relações institucionais da Tilibra, empresa filiada à ABFIAE.

“Algumas cidades como Marília e Sorocaba tiveram leis aprovadas pelo Legislativo para criar o programa do cartão, mas ainda não efetivaram o projeto. Temos o registro ainda de outras cidades que aderiram ao cartão, como Franca/SP, Poços de Caldas e Formiga, ambas em MG.”
Ricardo Carrijo conta que o projeto está chegando a todo o Brasil. “O interesse mais recente é da cidade de Manaus, no Amazonas. Grupo de papelarias está se mobilizando para conhecer detalhes do funcionamento do projeto, inclusive com reunião na Associação Comercial daquela cidade.”


Gabriel Pascoli

Compre online Papelaria, Escritório, Informática, Brinquedo, Material de Consumo para empresas e mais. Tudo para sua empresa você encontra aqui!