Agudos, no interior paulista, aderiu ao Cartão Material Escolar da FACESP (Cartão Accredito). “A Secretaria da Educação ofereceu um crédito de R$ 50 para cada estudante da rede municipal de ensino e foram cadastradas cinco papelarias das cidade para participar do programa”, conta Ricardo Carrijo, lembrando que a Prefeitura ficou satisfeita com a movimentação econômica na cidade e já planeja novos valores para o segundo semestre de 2014. A participação da Associação Comercial de Agudos foi fundamental para que o Programa Cartão Material Escolar se concretizasse, beneficiando quase 4.000 estudantes.

Cartão FACESP - ACCREDITO

Cartão FACESP – ACCREDITO

Jaú analisa – “Muitas outras cidades do Estado já demonstraram o interesse pelo sistema e estão em fase de estudos para a implementação”, avisa Ricardo Carrijo. Em Jaú (SP) o vereador José Fernando Barbieri (PT) está encabeçando a ideia e acaba de propor à Prefeitura, por meio de requerimento, a adoção do Cartão Educação no lugar na distribuição de kits escolares.

A cidade paulista chegou a distribuir kit de material escolar no segundo semestre de 2012. Em 2014, por exemplo, até meados de maio não contemplou os mais de 12 mil estudantes da rede com nenhum kit de material. Barbieri ficou sabendo da iniciativa na cidade de Bariri (pioneira no vale-educação e depois no cartão) e encampou a proposta.

O vereador espera convencer o prefeito, também do PT, a apoiar a iniciativa em prol dos próprios estudantes e da economia local, tendo em vista o giro econômico com a eventual adoção do cartão. No requerimento, ele diz que licitação para compra de material escolar pode acarretar na “aquisição de produtos sem a qualidade obtida na compra direta pelo consumidor”.

Outros Estados – A Reval acompanha também as movimentações do Cartão Educação em outros Estados e Prefeituras. “Em Minas Gerais, por exemplo, a Câmara Municipal de Belo Horizonte realizou, no final do ano passado, uma audiência pública com a presença de grande número de pessoas e entidades para discutir os benefícios do sistema para os estudantes da capital mineira.”

Em Porto Alegre (RS) a experiência é de cartão para distribuição de livros didáticos. Mas já está em elaboração estudos para adotar o cartão de material escolar.  O mesmo ocorre em Recife (PE), onde a Secretaria de Educação finaliza estudos para implementar o cartão. Técnicos já foram a Brasília conhecer o programa e estiveram em São Paulo para ver de perto os detalhes operacionais do cartão da FACESP.


Gabriel Pascoli

Compre online Papelaria, Escritório, Informática, Brinquedo, Material de Consumo para empresas e mais. Tudo para sua empresa você encontra aqui!