Tradicional nos Estados Unidos, a Black Friday tem sido adotada pelos comerciantes brasileiros desde 2010 como estratégia para aquecer as vendas antes do final do ano.

O evento acontece nos Estados Unidos na sexta-feira após o feriado de Ação de Graças, uma das datas religiosas mais importantes por lá, caindo sempre na última quinta-feira de novembro.

Segundo pesquisa realizada pelo Google em parceria com a consultoria Provokers, neste ano, pela primeira vez, as vendas em lojas virtuais e físicas deve se igualar. Além disso, a pesquisa mostrou que os brasileiros entendem que a Black Friday não acontece somente na sexta-feira, e sim durante toda a semana.

A Black Friday é uma excelente oportunidade para aquecer as vendas até o Natal, principal período de vendas para o comércio. Muitos consumidores se planejam e fazem pesquisas durante meses para realizar suas compras neste período.

Mas, assim como fazem seus clientes, é preciso que você também se prepare para ter sucesso durante o evento. Confira algumas dicas que separamos para te ajudar!

Ofereça descontos reais na Black Friday

foto: criada por freepik

Logo que começou no Brasil, a data rapidamente ganhou o nome de “Black Fraude”, pois diversos estabelecimentos e sites aumentaram os preços dias antes da Black Friday para oferecê-los na data pelo valor anterior a este aumento. A famosa expressão “tudo à venda pela metade do dobro”.

Hoje, os consumidores não tomam decisões por impulso e costumam pesquisar muito antes de comprar algum item, principalmente se ele tiver um valor elevado. Alguns, inclusive, usam a internet para pesquisar produtos que comprarão em lojas físicas.

Por isso, tenha ofertas reais e atrativas. Ofereça descontos significativos, para que as pessoas não se sintam frustradas com as suas promoções.

Uma boa ideia é realizar mais de um dia de promoção. As lojas virtuais recebem muitas visitas neste período, portanto para que você também tenha chance de abocanhar uma parcela deste público interessado na data, estenda a promoção para que os clientes possam ir até seu estabelecimento conferir.

Abasteça seu estoque

foto: criada por freepik

A data costuma ter bastante procura, por isso, de nada adianta oferecer produtos que rapidamente se esgotarão, isso pode fazer com que sua loja, inclusive, receba reclamações.

Selecione os produtos participantes da promoção, faça os pedidos necessários para ter mais itens à disposição em seu estoque, e conte com a Reval para realizar uma entrega rápida e segura!

Selecione os produtos

foto: criada por freepik

Outro ponto importante é selecionar os itens que entrarão em promoção. Lembre-se: você não precisa colocar a loja toda em oferta.

Analise os itens mais procurados e também aqueles que você tem em excesso no estoque e são de difícil saída. Às vezes, tudo o que eles precisam é de um desconto para que sejam vendidos!

Faça propaganda

foto: criada por freepik

Divulgue a promoção para seus clientes e amigos, antes e durante a Black Friday, crie expectativa. Esteja presente no Facebook, Instagram, WhatsApp e outros canais em que seus clientes estejam. Pode ser rádio, jornal, outdoor. É importante que o público saiba da promoção!

Aproveite também o fato de que, comprando em uma loja física, o cliente leva o produto na hora, o que não acontece com as lojas virtuais, que podem deixá-lo esperando pelo produto por vários dias, além de haver a possibilidade de falhas nos serviços de entrega.

Encante o cliente

foto: criada por freepik

O fluxo de clientes nos comércios costuma aumentar durante a Black Friday. Garanta que ele tenha uma boa experiência em seu estabelecimento, que ele seja bem atendido e não precise ficar esperando muito tempo para realizar a compra. Tenha certeza de que sua equipe saberá tirar todas as dúvidas, como em relação à política de troca e devolução, por exemplo.

Assim, ele se lembrará de você mesmo em épocas que nenhuma promoção esteja acontecendo. Um cliente insatisfeito pode gerar mais ruído do que um cliente que foi bem atendido.

Oportunidade de divulgar a sua loja

foto: criada por freepik

Como falamos no item acima, a Black Friday é uma ótima oportunidade para que sua loja atinja um público novo. Toda a preparação é essencial para fidelizar estes clientes. Prepare sua equipe, seu estoque, sua vitrine e sua loja. Por mais que os descontos sejam atrativos, se o local não for, pode causar má impressão nos clientes.

Agora que você já conferiu todas as dicas e sabe como se preparar, é hora de colocar a mão na massa e vender muito nesta Black Friday 2019!


Conteúdo criado por Sonobe Conteúdo, agência digital dedicada à redação, planejamento e consultoria em redação e marketing de conteúdo. Através de equipe certificada em jornalismo, marketing digital, SEO, roteiro, gestão e empreendedorismo, a Sonobe traz aos leitores e leitoras do Reval Blog novas perspectivas para os seus negócios.


Reval Blog

Papelaria, Escritório, Informática, Eletroeletrônicos, Brinquedos, Artesanato, Presentes, Festas e Descartáveis. Ligue 0800-701-1811.

0 comentário

Deixe uma resposta