Grandes empresários, livros sobre sucesso nos negócios e marqueteiros em geral são unânimes em dizer que conquistar um novo cliente é mais difícil do que manter um cliente atual – e mais caro, evidentemente.

A fidelização de clientes é essencial para as vendas e reputação de qualquer empresa, e para isso é preciso conhecer seu público-alvo e dar oferecer o que ele busca.

Afinal, a relação entre cliente e marca é como um namoro, no qual o cliente quer ser cortejado, surpreendido e conquistado – sua lealdade depende da postura da marca e da forma como ela o trata.

Fidelização de clientes: o que sua marca deve oferecer

foto: criada por freepik

A concorrência é grande e o consumidor pensa duas vezes antes de gastar, principalmente durante períodos de crise.

Para não correr o risco de ser preterido na hora da escolha, confira nossas dicas para fidelizar clientes e conquistar cada vez mais vendas e boas recomendações.

Dicas valiosas para fidelização de clientes

1. Tenha valores e seja fiel a eles

Toda marca tem seus valores, que dizem respeito à forma como coordena os negócios e enxerga o mercado, a sociedade e o mundo.

O tradicional “visão, valores e missão”, que antes só fazia parte da biografia, hoje tem peso maior e é cobrado pelo consumidor, que está atento às ações da marca e valoriza as empresas coerentes com seus valores.

Se sua marca prega a inclusão, o mínimo que você deve disponibilizar é treinamento adequado para seus funcionários, oferecer acessibilidade dentro das lojas físicas e online, contar com profissionais que façam parte das minorias e contribuir com ações sociais.

Caso contrário, os consumidores não só deixarão de comprar como também farão propaganda negativa (com razão).

2. Ofereça atendimento personalizado

O consumidor quer se se sentir importante e valorizado, pois está investindo seu dinheiro e sua confiança na marca.

É responsabilidade da sua equipe fazer valer esse investimento com um atendimento impecável e alinhado às expectativas do cliente.

Isso não significa que você precisa estender um tapete vermelho e servir champanhe para quem entrar na loja, mas sim se atentar às preferências do seu cliente, ouvir o que ele tem a dizer, chamá-lo pelo nome, oferecer aquilo que sabe que ele vai gostar e, por fim, talvez até presenteá-lo com um mimo especial.

Pode ter certeza de que ele lembrará da sua empresa quando precisar de uma nova compra.

3. Conte com um programa de fidelidade

Os programas de fidelidade são uma alternativa popular e simples para garantir o retorno do consumidor: basta oferecer um prêmio caso ele volte a comprar na sua loja. Porém, o prêmio tem que valer a pena, pois de nada adianta oferecer 10% de desconto depois de 10 compras na loja dentro de um período curto.

Pense naquilo que você pode oferecer sem prejudicar seus lucros. Pode ser desde um produto da sua loja a cada X compras ou até um voucher para beber um capuccino em uma loja parceira, desde que faça uma compra dentro de um valor mínimo. Aqui vale a máxima “de graça, até injeção na testa!”; os clientes adoram receber agrados.

4. Promova ações temáticas

O consumidor sabe de cabeça quais são os períodos em que o comércio oferece descontos, como o mês de janeiro e em novembro, durante a Black Friday. Para garantir que seus clientes voltem sempre, e não só em datas específicas, surpreenda-os com ações sazonais durante os “buracos” no calendário.

Por exemplo, se o mês de abril não tem nenhuma data interessante, aposte em algum tema que esteja em alta (uma estreia no cinema ou um vídeo que viralizou) e use isso a seu favor em promoções, descontos e produtos oferecidos aos clientes.

Uma das formas de fidelização de clientes é mostrar que está preocupado em mantê-lo interessado na marca.

5. Use o pós-venda como seu aliado

A venda de um produto ou serviço não deve acabar quando cliente sai pela porta. Isso só reforça a sensação de que ele é mais um número para sua empresa e que o que vale é seu dinheiro, e não sua confiança, diminuindo as chances de ele voltar a comprar com você.

Pesquisas de satisfação, ligações em nome da empresa e o uso do WhatsApp Business (desde que o cliente tope receber mensagens) são formas simples e eficientes de ter um feedback sobre o atendimento, qualidade e possível retorno do consumidor. E não esqueça: se receber críticas, saiba entendê-las como construtivas.


Conteúdo criado por Sonobe Conteúdo, agência digital dedicada à redação, planejamento e consultoria em redação e marketing de conteúdo. Através de equipe certificada em jornalismo, marketing digital, SEO, roteiro, gestão e empreendedorismo, a Sonobe traz aos leitores e leitoras do Reval Blog novas perspectivas para os seus negócios.





Gabriel Pascoli

Compre online Papelaria, Escritório, Informática, Brinquedo, Material de Consumo para empresas e mais. Tudo para sua empresa você encontra aqui!