A organização financeira é um dos pontos mais importantes do seu negócio. Se para muitos é difícil dividir o salário do mês entre todas as contas e ainda guardar uma parte do dinheiro imagine, então, ter um faturamento mensal variável e precisar pagar fornecedores, funcionários, aluguel, luz, água, internet e ainda obter um mínimo de lucro.

Difícil, principalmente para os pequenos varejos, que muitas vezes não contam com um departamento financeiro e deixam as contas nas mãos do proprietário e até do gerente.

Não é à toa que um terço das novas empresas fecha com dois anos de funcionamento, segundo um estudo de 2016 da Fundação Getúlio Vargas junto do Sebrae, que avaliou mais de dois mil estabelecimentos.

Em outro estudo, o Sebrae apontou que 7% das pequenas empresas fecham suas portas com menos de um ano por falta de lucro, enquanto impressionantes 50% dos pequenos empresários não sabem dizer se têm lucro ou prejuízo em seus empreendimentos.

É fácil constatar que a falta de gestão adequada dos recursos financeiros é uma das principais causas do encerramento das atividades. Veja como prevenir essa situação no seu negócio.

Ferramentas para organização financeira

Uma pesquisa rápida pelo Google te oferece milhares de opções em planilhas do Excel que prometem melhorar a saúde financeira da sua empresa.

A opção é válida, mas tem um porém: para quem tem dificuldade com finanças e não sabe como trabalhar com essa ferramenta (que está entre as mais complicadas do pacote Microsoft Office), o tiro pode sair pela culatra.

Meu Dinheiro

Foto – Meu Dinheiro

Nesse caso, vale a pena investir em softwares e aplicativos fáceis de manejar, que oferecem suporte para dúvidas e reclamações. Se forem gratuitos, como o Meu Dinheiro, melhor ainda!

Com foco em micro e pequenas empresas, o pacote gratuito inclui um cadastro das contas da empresa para que você possa controlar o saldo com facilidade; um controle de projetos com metas definidas e data de início e fim, além de verba disponível; lembrete por e-mail de vencimento de contas e, principalmente, o controle do fluxo de caixa, que permite projetar os resultados a partir das contas a pagar e receber.

O sistema é seguro e garantido, e também te permite emitir recibos, anexar documentos, adicionar usuários e controlar os gastos dos cartões corporativos. A versão gratuita permite até 100 lançamentos mensais, mas as versões pagas custam entre R$ 11,20 e R$ 26,60 ao mês, nada exorbitante.

Contas Online

Foto – Contas Online

O Contas Online pode ser usado para organização financeira pessoal ou empresarial, tendo como vantagem o fato de ser customizável ao seu negócio e suas necessidades.

Por meio dele é possível não só avaliar fluxo de caixa, mas também categorizar as despesas, controlar as faturas do cartão de crédito e dos boletos da empresa, gerenciar os contatos de fornecedores e clientes e até utilizar os dados dessa ferramenta em outros sistemas e emitir relatórios.

Os gráficos também ajudam a visualizar para onde seu dinheiro está indo, além de definir metas e orçamentos de acordo com a verba disponível no momento. Também há planos pagos com mais recursos, mas o plano gratuito já é muito funcional e vantajoso!

Controlle

Foto – Controlle

Outra ferramenta conhecida e bem recomendada é o Controlle, mas essa só permite o uso gratuito por 14 dias. Utilizada por mais de um milhão de pessoas, permite categorizar os gastos e visualizá-los por meio de gráficos, que facilitam muito a avaliação e tomada de decisão nos negócios.

Smart MEI

Foto – Smart MEI

Ah, se sua empresa se encaixa como MEI (Microempreendedor Individual) vale a pena baixar o aplicativo Smart MEI, disponível para Android. Por meio dele é possível avaliar se seus impostos estão em dia, atualizar dados da empresa e informar seu faturamento diário para facilitar sua declaração.

Uma das principais facilidades do app é permitir que a Declaração Anual seja feita rapidamente pelo celular. Isso evita pendências com o governo, além do fato de informar quando seu pagamento mensal vai vencer.

A organização financeira não é complicada, apenas trabalhosa. Exige foco, concentração e estratégias para garantir que a empresa não caia em armadilhas e sofra as consequências. Mantenha as contas em dia e seu negócio terá mais chances de prosperar.

Conteúdo criado por Sonobe Conteúdo, agência digital dedicada à redação, planejamento e consultoria em redação e marketing de conteúdo. Através de equipe certificada em jornalismo, marketing digital, SEO, roteiro, gestão e empreendedorismo, a Sonobe traz aos leitores e leitoras do Reval Blog novas perspectivas para os seus negócios.


Reval Blog

Papelaria, Escritório, Informática, Eletroeletrônicos, Brinquedos, Artesanato, Presentes, Festas e Descartáveis. Ligue 0800-701-1811.

4 comentários

Claudia · 12 de julho de 2019 às 11:09

Vamos….bora lá controlar esses numeros$ que muitas vezes nos tiram o sono.

Reval ! Uma empresa para se espelhar.
Não para se envejar!
Vi o crescimento de vocês ao longo desses anos.
PARABÉNS

Kaco Cem · 12 de julho de 2019 às 09:02

Bom artigo, parabéns.

Deixe uma resposta