O primeiro trimestre para o varejo é marcado por datas importantes, como a volta às aulas, carnaval e dia do consumidor, além de muita prospecção para que o negócio siga crescendo ao longo do ano.

As tendências do varejo para 2020 não são nenhuma novidade para quem está antenado e podem trazer grandes resultados quando aplicadas de maneira assertiva.

Ficar atento ao que está em alta no mercado é a lição de casa básica para qualquer empresário e pode custar pontos na escolha do consumidor em um cenário cada vez mais competitivo.

Quais são as tendências do varejo para 2020?

Novas abordagens e antigos conceitos reciclados fazem parte das tendências que devem reger o mercado nos próximos meses.

Omnichannel

foto: criada por freepik

Empresas de todos os portes já utilizam essa estratégia e se você não sabe do que estamos falando, sinto dizer, seu negócio está atrás dos concorrentes.

O omnichannel consiste no uso de diferentes canais de comunicação interligados para melhorar a experiência do cliente no offline e online.

Lojas físicas, virtuais e compradores são integrados e permitem que todos os recursos de interação sejam explorados. São exemplos os diferentes canais de redes sociais, aplicativos, sites, lojas online, ponto físico e revendedores de porta em porta. Comprar on-line para retirar na loja pode ser colocado como um bom exemplo disso.

A ideia é oferecer agilidade ao cliente moderno, que espera que seus desejos sejam atendidos o mais breve possível ao mesmo tempo que vive uma experiência positiva com a marca. No mundo de hoje, isso faz toda diferença na hora de escolher para onde vai o dinheiro.

BI e análise de dados

foto: criada por freepik

A tecnologia é parceira do empreendedor desde o pagamento online até a automatização de processos, passando por um dos pontos mais importantes que é a inteligência artificial e os algoritmos responsáveis por informações como perfil do público, engajamento, tráfego no site, custo por resultado e tempo de resposta.

De nada adianta ter tantas informações se elas não serão aplicadas em melhorias, certo? Por isso o profissional de BI (Business Intelligence), responsável pela coleta, análise, compartilhamento e monitoramento de resultados, é um dos principais atores para o crescimento das empresas.

O conceito não é novo, mas ganhou outra roupagem graças às ferramentas modernas de coleta de dados. Vale a pena investir para colher os frutos em médio e longo prazo, pois, sem avaliar as informações, você pode estar gastando dinheiro onde não deve.

Acessibilidade e inclusão

foto: criada por freepik

Essa é uma das tendências do varejo para 2020 que já vem se destacando há alguns anos, pois o consumidor não quer investir em marcas vazias de valores.

O mote da acessibilidade ganha força, desde priorizar empresas que contratem profissionais com deficiência até o design inclusivo, feito especialmente para pessoas autistas, daltônicas e com deficiência visual ou auditiva.

A grande diferença esse ano é que o consumidor está mais exigente e não aceita mais que a acessibilidade e inclusão sejam voltados a um estereótipo, mas sim à pluralidade de pessoas com suas deficiências, dificuldades e diferenças.

Colaborações

foto: criada por freepik

Criatividade e exclusividade são tendências do varejo para 2020 e para qualquer época, pois o consumidor quer se sentir especial. Buscando alcançar públicos diferentes e ampliar o portfólio, muitas marcas estão investindo em colaborações e parcerias para criação de produtos e coleções temporárias.

Além de gerar engajamento pelas novidades constantes essa prática também apresenta o trabalho de outras marcas e artistas a pessoas que não fazem parte desse meio – algo muito valorizado pelo consumidor atual, sempre em busca de novos conteúdos.

E então, sua empresa está no caminho certo para o sucesso em 2020?


Conteúdo criado por Sonobe Conteúdo, agência digital dedicada à redação, planejamento e consultoria em redação e marketing de conteúdo. Através de equipe certificada em jornalismo, marketing digital, SEO, roteiro, gestão e empreendedorismo, a Sonobe traz aos leitores e leitoras do Reval Blog novas perspectivas para os seus negócios.





Gabriel Pascoli

Compre online Papelaria, Escritório, Informática, Brinquedo, Material de Consumo para empresas e mais. Tudo para sua empresa você encontra aqui!